CICLO DE FORMAÇÃO DO CARVÃO MINERALFonte: BYJU’S, 2018. Dis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3954937 Geografia

CICLO DE FORMAÇÃO DO CARVÃO MINERAL



Imagem associada para resolução da questão





Fonte: BYJU’S, 2018. Disponível em: https://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/5913/19/MONOGRAFIA_An%C3%A1liseAdi%C3%A7%C3%A3oPiche.pdf. Acesso em: 26 fev. 2026.



Sobre as características e os usos do hidrocarboneto mostrado na figura, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Carvão mineral, apesar do nome, não é um mineral... mas ok

A — CORRETA. O carvão mineral é um combustível fóssil não renovável, de origem sedimentar e orgânica, formado pela transformação de restos vegetais ao longo de milhões de anos e extraído por mineração.

B — ERRADA. A ordem do maior para o menor teor de carbono é: antracito → hulha → linhito → turfa. A alternativa colocou a ordem inversa.

C — ERRADA. A hulha não é caracterizada por queimar com pouca fuligem nem é especialmente indicada para uso doméstico. Além disso, carvão ativado é o empregado em filtros de água, e não a hulha diretamente.

D — ERRADA. A formação do carvão mineral ocorre em condições de baixa disponibilidade de oxigênio, portanto não é resultado principalmente da ação de bactérias aeróbicas.

E — ERRADA. A descrição apresentada refere-se principalmente aos tipos de carvão utilizados como combustível energético e metalúrgico, não ao antracito especificamente

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo