Na avaliação fisioterapêutica, deve-se dar atenção ao exame ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fisioterapia |
Q3256502 Fisioterapia

Na avaliação fisioterapêutica, deve-se dar atenção ao exame dos sistemas para identificar qualquer anormalidade ou déficit que requeira testes adicionais.


Relacione os sistemas corporais elencados a seguir às respectivas áreas de verificação.


1. Cardiovascular/pulmonar

2. Tegumentar

3. Musculoesquelético

4. Neuromuscular


( ) Temperatura, protuberância e tumores.

( ) Dor no tórax, tontura e edema periférico.

( ) Simetria, ADM geral e força.

( ) Controle motor, sensação e cefaleias intensas.


A relação correta, na ordem apresentada, é 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - 2 – 1 – 3 – 4.

1. Tema central da questão

A questão aborda a avaliação fisioterapêutica dos sistemas corporais, fundamental para identificar sinais e sintomas importantes durante a triagem do paciente. O conhecimento desses sistemas é essencial para o raciocínio clínico e para direcionar condutas seguras e eficazes.

2. Resumo teórico

Cardiovascular/pulmonar: Avaliação de sintomas como dor torácica e edema periférico, além de sinais de insuficiência cardíaca ou respiratória.
Tegumentar: Observação da pele quanto à temperatura, presença de protuberâncias, tumores ou outras alterações.
Musculoesquelético: Análise da simetria corporal, amplitude de movimento (ADM) e força muscular.
Neuromuscular: Avaliação do controle motor, sensibilidade e sintomas neurológicos, como cefaleias intensas.

Fontes: American Physical Therapy Association (APTA), Diretrizes da World Confederation for Physical Therapy (WCPT).

3. Justificativa da alternativa correta

Vamos relacionar cada item:

  • Temperatura, protuberância e tumores: Relaciona-se ao sistema tegumentar (2), pois são achados cutâneos.
  • Dor no tórax, tontura e edema periférico: São sinais clássicos de alterações cardiovasculares/pulmonares (1).
  • Simetria, ADM geral e força: Avaliação típica do sistema musculoesquelético (3).
  • Controle motor, sensação e cefaleias intensas: Sintomas de alterações neuromusculares (4).
Assim, a ordem correta é: 2 – 1 – 3 – 4.

4. Análise das alternativas incorretas

  • A, B, D, E: Todas trocam a ordem de associação entre os achados clínicos e os sistemas, demonstrando confusão conceitual.
  • Destaques: Atenção para termos como "temperatura" (pele/tegumento), "dor torácica" (cardiovascular), "simetria e força" (musculoesquelético), e "controle motor" (neuromuscular) — são pistas importantes!

5. Estratégia para resolver questões semelhantes

Leia atentamente os termos-chave de cada assertiva e relacione-os com os sistemas corporais que você estudou. Lembre-se: Sintomas e sinais cardinais direcionam para o sistema correspondente. Evite associações apressadas!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo