Analise: “A resposta do Inep às solicitações para a reaplic...
Segundo dia registra maior índice de participação da história: 72,9%
Na semana passada, presença também havia sido a mais significativa
Guilherme Pera, do Portal MEC
Este domingo, 10 de novembro de 2019, foi o segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o maior percentual de presentes na história: 72,9%, superando a edição de 2015 — 72,67%. Compareceram hoje 3,7 milhões dos 5,1 milhões de inscritos.
O resultado segue o observado em 3 de novembro, primeiro dia de Enem 2019. Na semana passada, o índice de presentes ficou em 76,9%. Até então, o melhor resultado havia sido em 2018: 75,24%. A contagem é realizada desde 2009, quando o Enem adquiriu o formato atual. De 1998 a 2008, havia só um dia de exame.
Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. O Inep é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou o sucesso e a neutralidade ideológica do exame. “O objetivo, que era selecionar as pessoas em melhores condições para ocupar as vagas no ensino superior e se tornar os melhores profissionais, foi cumprido”, destacou.
Conteúdo da prova – Os candidatos tiveram dois dias com 90 questões de múltipla escolha em cada. No primeiro, foram 45 sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 sobre ciências humanas e suas tecnologias, além da redação sobre democratização do acesso ao cinema no Brasil. No segundo dia, foram 45 sobre ciências da natureza e 45 sobre matemática.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, explicou como foi escolhido o conteúdo. “São questões retiradas de um banco de questões alimentado ao longo dos anos, inclusive 2019”, sintetizou.
O Inep vai disponibilizar o gabarito do Enem na quarta-feira, 13 de novembro.
Eliminados – Trezentos e setenta e um candidatos foram eliminados. O Enem de 2019 foi realizado com novas regras para garantir a segurança. A principal mudança foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope portaobjetos fornecido pelos fiscais de prova. Dentro desse cômputo também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.
Na semana passada, outros 376 participantes já haviam sido desclassificados. Contando os dois dias, portanto, são 747 candidatos eliminados.
Reaplicação – O segundo dia contou com 76 ocorrências de problemas de logística. A lista inclui emergências médicas, queda de energia elétrica, interrupção no abastecimento de água, desastres naturais, entre outros. Quem se sentir prejudicado pode solicitar a reaplicação. O pedido deve ser feito de 11 a 18 de novembro, por meio da Página do Participante, no site do Enem.
A resposta do Inep às solicitações para a reaplicação sai em 27 de novembro. A reaplicação da prova do Enem está marcada para 10 e 11 de dezembro. O pedido pode ser realizado por inscritos que não tenham conseguido fazer as provas em decorrência dos problemas citados.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=82521
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Uso da crase (acento grave indicativo de fusão da preposição "a" com o artigo "a") antes de substantivos femininos na norma-padrão.
Regra que resolve a questão:
Após certos verbos ou nomes, a regência exige a preposição "a", e se o termo seguinte aceita o artigo feminino "a", ocorre a crase (a + a = à ou "às" no plural). Conforme Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa): "Emprega-se a crase diante de palavras femininas que admitem o artigo e exigem a preposição a."
No trecho “A resposta do Inep às solicitações para a reaplicação...”, temos:
- Verbo “responder” (de “resposta”) – pede preposição “a” (“resposta a algo”);
- “Solicitações” – substantivo feminino plural, admite artigo “as”.
Combinando preposição + artigo, forma-se às (com crase).
Justificativa alternativa correta – C:
A crase foi empregada porque “solicitações” é vocábulo feminino que admite o artigo “as”, e a regência pede preposição “a”, originando “às”.
Análise das alternativas incorretas:
A) Incorreta. Não há crase antes de substantivo masculino.
B) Incorreta. A crase não serve para indicar posição; indica fusão preposição+artigo.
D) Incorreta. Crase não indica pausa na ação, e sim relação gramatical.
E) Incorreta. A crase representa a união obrigatória de preposição “a”+artigo “a”; há substituição por esses elementos.
Dica para provas:
Sempre que houver dúvida, troque o termo feminino por um masculino (“às solicitações” → “aos pedidos”). Se aparecer “aos”, deve haver crase no feminino (“às”).
Este princípio está conforme as gramáticas de Bechara e Cunha & Cintra, sendo uma cobrança recorrente em concursos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
um MACETE que eu aprendi foi: quando a preposição estiver no singular e a palavra no plural (indicando um sentido genérico ou indeterminado) NÃO HÁ CRASE. Tipo o exemplo abaixo:
"isso deve ser entregue a alunas" ("alunas" é usado num sentido genérico, "a" está no singular e "alunas" no plural, então não tem crase).
Agora se a frase fosse "isso deve ser entregue às alunas", como os dois estão no plural, tem crase.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo