No Modelo Entidade-Relacionamento, há dois tipos de semântic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q45690 Banco de Dados
No Modelo Entidade-Relacionamento, há dois tipos de semânticas de cardinalidade que podem ser aplicados a relacionamentos: (1) semântica associativa e (2) semântica participativa. A primeira restringe o número máximo de instâncias de outra entidade que uma dada entidade pode estar associada. A segunda condiciona a existência de uma instância de uma entidade a sua participação em um relacionamento com uma instância de outra entidade. No exemplo abaixo, os diagramas (A) e (B) representam esses dois tipos de semânticas, juntamente com suas interpretações:
Imagem 017.jpg

Interpretação:
Uma instância da entidade A pode estar associada a nenhuma ou, no máximo, a uma instância da entidade B. Da mesma forma, uma instância da entidade B pode estar associada a nenhuma ou até a n instâncias da entidade A.

Imagem 018.jpg

Interpretação:
Cada instância da entidade A participa, obrigatoriamente, de uma e somente uma instância do relacionamento R. Por outro lado, uma instância da entidade B pode existir sem participar de qualquer instância do relacionamento R. Contudo, uma mesma instância de B pode participar de mais de uma instância do relacionamento R.

Considere as seguintes afirmativas:

I. Uma desvantagem da semântica associativa seria a variedade de estruturas de dados necessárias para fazer uma representação digital eficiente, com conseqüente perda de espaço em disco.
II. Uma desvantagem da semântica participativa seria condicionar a existência de uma instância da entidade A à existência de uma associação sua com alguma instância da entidade B, o que dificulta a inserção de dados na entidade A.
III. Pelas definições acima, a semântica participativa possui em geral uma capacidade de expressão superior à da semântica associativa.
IV. Em relacionamentos binários, ambas as alternativas possuem capacidades de expressão equivalentes.
V. Em relacionamentos envolvendo mais de duas entidades, a semântica associativa é mais apropriada.

Assinale:
Alternativas