Após uma fiscalização em estabelecimento comercial, um coor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4279034 Direito Penal
Após uma fiscalização em estabelecimento comercial, um coordenador da administração municipal recebeu relatório que deveria encaminhar ao setor competente para adoção das providências legais. Naquela noite, embora estivesse fora do horário de expediente, ele procurou o proprietário e, valendo-se das atribuições do cargo, solicitou determinada quantia para deixar de encaminhar o documento. O comerciante não realizou o pagamento naquele momento, mas prometeu entregar o valor na semana seguinte. Em consequência dessa promessa, o coordenador reteve o relatório e deixou de praticar o ato funcional que lhe competia, infringindo conscientemente seu dever. A apuração afastou qualquer imposição, ameaça ou cobrança coercitiva por parte do agente. Também constatou que o comerciante não era subordinado do coordenador e que a omissão não decorreu de indulgência, sentimento pessoal ou simples influência desvinculada de vantagem econômica.

Com base exclusivamente nos Arts. 316, 317, 319, 320 e 327 do Decreto-Lei federal nº 2.848/1940, Código Penal, sem considerar doutrina, jurisprudência ou qualquer outra fonte normativa, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

§ 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

Conduta configura corrupção passiva, funcionário público solicitou a vantagem indevida em razão da função e, depois, deixou de praticar ato de ofício em consequência da promessa.

E outra: Se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticatar ato de ofício a pena é aumentada de 1/3

Obs: Solicitar ou aceitar promessa já basta!

E aquele sonho? Desiste não -Marlon Lopes

A alternativa C, esta totalmente de acordo com a letra da Lei, e seu Paragrafo 1

"... A apuração afastou qualquer imposição, ameaça ou cobrança coercitiva por parte do agente... "

Ao ler isso, eu interpretei de maneira errada, achando quena questão estava meio que querendo dizer que a apuração não levou em conta a solicitação do agente.

Por isso errei a questão, mas faz parte do aprendizado.

macete, corrupçao passiva: solicitar. concussão: exigir

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo