Primeira bailarina negra que ingressou no Corpo de Baile do
Theatro Municipal do Rio de Janeiro, considerada como a
criadora da dança afro-brasileira e um importante símbolo da luta
antirracista na dança. Em seus trabalhos, ela fundiu a dança
negra com a dança moderna e clássica, lutando pelo
conhecimento. Lutou em conjunto com Abdias Nascimento para
o reconhecimento e a valorização do negro nas artes e,
principalmente, na dança.
Trata-se de