Leia o caso clínico a seguir. Mulher de 55 anos, professora...
Leia o caso clínico a seguir.
Mulher de 55 anos, professora aposentada e tabagista, apresenta disfonia progressiva há dois anos. Queixa-se de que sua voz é “rouca e grossa”. Ao exame vídeolaringoscópico apresentou aumento de volume das pregas vocais com edema flácido e redundância de mucosa.
Considerando o diagnóstico mais provável para esse caso, a paciente é informada de que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O ponto-chave é reconhecer que a videolaringoscopia descreve edema de Reinke: disfonia crônica em tabagista, voz grave/rouca e pregas vocais aumentadas de volume com edema flácido e redundância de mucosa. Esse achado define lesão benigna e, quando sintomática e crônica como no caso, sustenta a indicação de cirurgia como melhor conduta para melhora vocal.
- Em disfonia crônica de tabagista, não conclua malignidade sem confrontar a morfologia da videolaringoscopia.
- Edema flácido, aumento de volume bilateral e redundância de mucosa das pregas vocais apontam para edema de Reinke.
- Lesão benigna não significa tratamento conservador exclusivo: se houver alteração estrutural crônica sintomática, pense em cirurgia para melhora vocal.
- Cessar tabagismo é medida essencial, mas não autoriza afirmar resolução completa quando já existe lesão anatômica estabelecida.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo