Com base no que está previsto no Código de Ética dos Jornal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3328486 Jornalismo
Com base no que está previsto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (2007), analise as afirmativas a seguir.

I. O jornalista realiza cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre a organização privada da qual é assessor ou prestador de serviço.
II. O jornalista deve, ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística.
III. O jornalista está dispensado de informar claramente à sociedade quando sua matéria tiver caráter publicitário ou quando suas imagens forem alteradas por meio de recursos de fotomontagem ou de edição de imagem.

Está(ão) correta(s) as afirmativa(s)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A – II, apenas.

1. Tema central da questão:

A questão aborda regras éticas fundamentais do jornalismo, conforme o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (2007). Entender esses princípios é essencial para garantir credibilidade, imparcialidade e responsabilidade social na atuação do jornalista.

2. Resumo teórico:

O Código de Ética estabelece que jornalistas devem agir com transparência, evitar conflitos de interesses, checar informações com várias fontes e informar sempre que houver publicidade ou manipulação de imagens. Tais diretrizes são essenciais para proteger o público de informações tendenciosas ou enganosas.

3. Justificativa da alternativa correta:

II. Verdadeira. O Código determina que o jornalista deve ouvir o maior número possível de pessoas e instituições envolvidas, para garantir pluralidade e veracidade, respeitando as especificidades da assessoria de imprensa (art. 12).

4. Análise das alternativas incorretas:

I. Falsa. O jornalista não pode cobrir temas de organizações das quais é assessor ou prestador de serviços, pois configura conflito de interesses (art. 6º, inciso V).

III. Falsa. É obrigatório informar à sociedade quando o conteúdo for publicitário ou imagens forem manipuladas, garantindo transparência e respeito ao público (art. 6º, incisos IV e VIII).

5. Estratégias de interpretação:

Fique atento a palavras como "dispensado" ou "deve", que indicam obrigações ou permissões. O Código de Ética é rígido quanto a conflitos de interesse e transparência; se alguma afirmativa libera o jornalista dessas exigências, desconfie!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo