Leia o fragmento retirado do texto: "Também entendemos que,...
"Também entendemos que, sem o meio ambiente, o homem não pode viver. "
O termo sublinhado tem igual classificação morfológica daquele "que" sublinhado em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Funções morfossintáticas da palavra "que" – assunto tradicional em provas de concursos, especialmente no cargo de Agente Legislativo. Entender as diferentes classificações do “que” é essencial para análise de texto e domínio das estruturas da norma-padrão.
Explicação da alternativa correta (Letra D):
No trecho original e na alternativa D (“É sabido que toda ação humana modifica o meio ambiente, sem exceção.”), o “que” é uma conjunção subordinativa integrante. Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra e Bechara, essa conjunção tem a função de introduzir orações subordinadas substantivas: são termos essenciais à oração principal e exercem funções típicas de substantivo (sujeito, objeto, predicativo, etc.).
Exemplo: “Sabemos que o planeta precisa de cuidados.”
Aqui, assim como no texto e na alternativa D, a parte após o “que” é o complemento da principal.
Por que as demais opções estão erradas?
A) “…é um desafio que deve ser posto em prática…”
B) “novos métodos que garantam a sustentabilidade…”
C) “…ações que podem ajudar as empresas…”
Nesses três casos, o “que” é pronome relativo. Sua principal função é retomar um termo anterior (desafio, métodos, ações), ligando-o à oração seguinte, que exerce valor adjetivo, como ensina Rocha Lima: o pronome relativo introduz uma oração subordinada adjetiva, qualificando ou caracterizando o termo antecedente.
Dica para identificar: O pronome relativo sempre refere-se a um nome antes dele (substantivo), enquanto a conjunção integrante, regra geral, vem após verbos que exigem complemento iniciado por “que” (por exemplo: saber, entender, perceber...)
Estratégia para prova: Se conseguir substituir “que” por “isso” e o trecho fizer sentido, provavelmente trata-se de conjunção integrante. Se substituir por “o qual”, “a qual” e o sentido se preserva, é pronome relativo.
Resumo: A alternativa D é correta, pois o “que” é conjunção subordinativa integrante, tal como ocorre no fragmento original.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
QUE com valor de Conjução integrante. Gabarito D. só trocar que por ISSO.
Pronome Relativo: Pode ser substituido por , o qual, á qual ,no qual,na qual .... e retoma o termo dito anteriormente.
Conjunção Integrante: pode ser substituida por: ISSO. Que introduz oração substantiva ou seja que atua como substantivo. Função de sujeito, objeto direto, objeto indireto e complemento nominal .
VERBO ANTES, CONJUNÇÃO INTEGRANTE.
"Também entendemos que, sem o meio ambiente, o homem não pode viver. "
"Também entendemos ISSO"
.
.
.
"É sabido que toda ação humana modifica o meio ambiente, sem exceção."
"É sabido ISSO"
Conjunção integrante: introduz orações substantivas, aquelas que podem ser substituídas por [ISTO]:
Ex: Quero que você se exploda! = Quero [ISTO]
Ex: É preciso que estudemos. = É preciso [ISTO]
✅Gabarito: D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo