As metodologias ativas propiciam que os estudantes desenvolv...
As metodologias ativas propiciam que os estudantes desenvolvam sua:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Metodologias ativas e desenvolvimento da consciência crítica
Esta questão aborda o papel das metodologias ativas na formação dos estudantes do Ensino Fundamental. Em Pedagogia, metodologias ativas são aquelas em que o aluno deixa de ser mero receptor de informações e assume posição de protagonista no processo de aprendizagem. Tal abordagem está alinhada à Pedagogia Crítica, especialmente às ideias de Paulo Freire.
Justificativa da alternativa correta (A):
A alternativa A) Consciência crítica é a correta porque as metodologias ativas, como projetos, estudos de caso, resolução de problemas e aprendizagem baseada em equipes, promovem a reflexão, análise e atuação sobre realidades concretas. Isso desenvolve a consciência crítica, conceito defendido por Paulo Freire como condição para a emancipação e transformação social. Segundo Freire, a aprendizagem acontece pelo diálogo, questionamento e construção coletiva do conhecimento, indo além da simples memorização ou reprodução.
Dessa forma, o conceito de consciência crítica está na base das metodologias ativas e é o elemento que diferencia esse tipo de abordagem das mais tradicionais, de caráter bancário.
Análise das alternativas incorretas:
B) Capacidade de memorização: Errada. As metodologias ativas não priorizam o acúmulo de informações, mas sim a análise e aplicação do conhecimento. A memorização é elemento secundário nesse contexto.
C) Habilidade em reproduzir informações: Errada. Enfoque está em construir saber e resolver problemas, não em copiar conteúdos.
D) Disciplina interna: Errada. Embora este aspecto possa ser trabalhado, o objetivo maior dessas metodologias é desenvolver autonomia e criticidade, não apenas disciplina pessoal.
E) Subordinação social: Incorreta. As metodologias ativas estimulam o questionamento, autonomia e valorização das experiências dos alunos, combatendo a subordinação.
Estratégia para provas:
Fique atento à diferença entre termos próximos: memorização × consciência crítica. Palavras com sentido de passividade, reprodução e subordinação geralmente indicam alternativas incorretas quando o tema envolver metodologias ativas ou pedagogia freireana. Busque sempre o sentido de reflexão e protagonismo do aluno.
Autores referência: Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido), José Moran (inovação educacional), entre outros.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo