História Clínica: Paciente masculino, 42 anos de idade, anal...
Exame Físico: - Inspeção: Protrusão da cabeça e aumento da cifose torácica.
- Palpação: Presença de pontos-gatilho (trigger points) dolorosos nos músculos trapézio superior esquerdo e elevador da escápula.
- Amplitude de Movimento (ADM): Limitação dolorosa para a extensão e para a inclinação lateral esquerda da cabeça.
Testes Específicos: - O Teste de Spurling (compressão foraminal) foi positivo para o lado esquerdo, reproduzindo a dor irradiada e as parestesias no membro superior. O teste de distração cervical aliviou os sintomas.
Exame Neurológico: - Redução de força discreta (grau 4/5) na flexão do cotovelo esquerdo e hiporreflexia do reflexo estilocorradial (braquiorradial) esquerdo. Diminuição da sensibilidade dolorosa e tátil no dermátomo correspondente.
Com base nos dados clínicos, qual é a principal hipótese diagnóstica estrutural e a raiz nervosa acometida?