Uma puérpera de 29 anos, no 5º dia pós-parto, procura atendimento por dor mamária
intensa à esquerda, associada à área endurecida e hiperemiada. Refere febre, (38,5 °C) e mal
estar nas últimas 24 horas. O recém-nascido está em aleitamento materno exclusivo, com boa
pega segundo relato. Ao exame: área dolorosa, quente e mal - delimitada na mama esquerda, sem
flutuação. Não há sinais de sepse. Qual é a conduta mais adequada?