O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões de Concursos

Q922296 Engenharia de Produção

Leia o texto a seguir.


Um projeto de reformulação da organização do trabalho em uma unidade produtiva em funcionamento requer a análise do trabalho real. Em uma oficina responsável pela manutenção preventiva quadrimestral de uma frota com 90 equipamentos ferroviários, foi comparado o fluxo prescrito com o fluxo realmente executado. Foram constatados o não atendimento das metas de produção e a insatisfação dos funcionários devido à elevada carga de trabalho. A programação da revisão se fazia após uma inspeção prévia, mas ocorriam atrasos no encaminhamento do equipamento ferroviário para a oficina e não se realizavam nova inspeção e reprogramação do equipamento. Essa inspeção identificaria novas pendências no equipamento e possibilitaria reprogramar com rigor o uso dos recursos materiais e de mão de obra, evitando-se desgastes e esperas por material não disponível. Então, a demanda por Homens-Hora passou de 200 para 280, pois as pendências reais corrigidas na revisão se mostraram maiores que as identificadas na inspeção preventiva. Essa situação acontecia reiteradamente. Registrou-se, então, alta frequência de trabalhadores em turnos que faziam horas extras e que dobravam o turno de trabalho.

CAMPOS, G. F.; SILVA, L. M.; BARCELOS, B. F. Análise da organização do trabalho: um estudo no setor de manutenção mecânica de equipamentos ferroviários de uma empresa de grande porte. In: Anais do XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Rio de Janeiro: ABEPRO, 2010. (Com adaptações).


A análise relatada identificou problemas de projeto do trabalho e problemas de gestão. Qual foi o principal problema de projeto do processo de trabalho no setor de manutenção?