No que se refere às políticas econômicas adotadas na Nova Re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403162 Economia
No que se refere às políticas econômicas adotadas na Nova República, julgue os itens que se seguem.

A política econômica adotada pelo Ministro da Fazenda Dílson Funaro durante a Nova República enfatizava o controle dos agregados monetários, o que ia de encontro à política empregada anteriormente, cuja ênfase se dava nas regras de indexação de preços da economia.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre as políticas econômicas na Nova República. O objetivo é entender a diferença entre as estratégias econômicas adotadas durante esse período, especificamente entre o controle dos agregados monetários e as regras de indexação de preços.

No enunciado, a questão pede para julgar se a política econômica do Ministro da Fazenda Dílson Funaro enfatizava o controle dos agregados monetários. O gabarito indica que a alternativa correta é E - errado.

Para compreender por que a alternativa é errada, precisamos entender o contexto histórico:

Na década de 1980, o Brasil enfrentava uma forte inflação. Anteriormente, as políticas econômicas eram focadas principalmente em indexação de preços, que ajustava automaticamente salários e preços à inflação passada, uma tentativa de proteger o poder de compra.

Porém, essa estratégia não conseguia controlar efetivamente a inflação. Com a chegada de Dílson Funaro ao Ministério da Fazenda, durante o governo de José Sarney, houve uma tentativa significativa de mudança de estratégia através do Plano Cruzado, implementado em 1986.

O Plano Cruzado tentou congelar preços e salários para conter a inflação, diferentemente do controle dos agregados monetários, que não era o foco principal dessa política. O plano também introduziu o Cruzado como nova moeda, buscando estabilizar a economia sem a ênfase em políticas monetaristas tradicionais.

A alternativa é "errada" porque a política de Funaro não se concentrou no controle dos agregados monetários, mas sim em congelar preços e salários para combater a inflação.

Essa análise nos mostra a importância de entender o contexto histórico e as diferentes abordagens de políticas econômicas aplicadas em momentos de crise. Para questões de concurso, é crucial identificar as estratégias econômicas utilizadas e o efeito pretendido por cada política.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Como sou novo em idade, não tem como lembrar deste nome, o do ministro.

Ele foi ministro da Fazenda qdo o presidente era o Sarney, de 1985 a 1987. Neste periodo tivemos o plano Cruzado. Plano heterodoxo puro que controlava preços e serviços, controle cambial e combatia a inflação inercial (indexação). Ele não ia de encontro como a questão afirma. 

ERRADA

Nova República ou Sexta República Brasileira é o nome do período da História do Brasil que se seguiu ao fim da ditadura militar. É caracterizado pela ampla democratização política e estabilização econômica. Usualmente, considera-se o seu início em 1985, e segue até os dias atuais.

Dílson Funaro foi Ministro da Fazenda durante o governo de José Sarney, entre agosto de 1985 e abril de 1987. Durante seu cargo como ministro da Fazenda, foi responsável pela criação de um plano de estabilização financeira, o Plano Cruzado. Também foi o responsável pela assinatura da moratória unilateral da dívida externa em 1987.

A década de 1980 é caracterizada pelos vários planos econômicos (Cruzado, Bresser, Verão e Collor) que visavam o controle da inflação.

Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em fevereiro de 1986.

As principais medidas contidas no Plano eram:

  • - congelamento de preços de bens e serviços;
  • - congelamento da Taxa de Câmbio por um ano;
  • - reforma monetária, com alteração da unidade do sistema monetário, que passou a denominar-se cruzado, cujo valor correspondia a mil unidades de cruzeiro;
  • - congelamento dos salários pela média de seu valor dos últimos seis meses e do salário mínimo;
  • - os reajustes salariais passaram a ser realizados por um dispositivo chamado "gatilho salarial" ou "seguro-inflação", que estabelecia o reajuste automático dos salários sempre que a inflação alcançasse 20%.
O período ditatorial é caracterizado pelo Milagre Econômico e pela Modernização Conservadora.

Analisando o enunciado:

A política econômica adotada pelo Ministro da Fazenda Dílson Funaro durante a Nova República enfatizava o controle dos agregados monetários, o que ia de encontro à política empregada anteriormente, cuja ênfase se dava nas regras de indexação de preços da economia.

VAMOS LÁ:

Primeiro a questão diz que Funaro adotou "o controle dos agregados monetários, o que seria uma política ortodoxa (controle da emissão excessiva de moeda / controle dos gastos públicos)

Porém, Funaro adotou o choque heterodoxo. (primeiro erro)

Em seguida, devemos saber que a política empregada anteriormente era a do ministro Francisco Dornelles (foi quem iniciou no governo Sarney em 1985), que adotou políticas ortodoxas, com austeridade fiscal e controle monetário e creditício, além do controle de preços. Ainda que considerássemos o período anterior a 1985, em 1983 e 1984, o Brasil assinou entendimentos com o FMI, que também se baseava em políticas ortodoxas.

Assim, a ênfase da política adotada anteriormente não era a indexação de preços, mas a austeridade fiscal e monetária. (segundo erro)

GABARITO: ERRADO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo