Em relação às contas nacionais, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar cada uma das alternativas para entender a questão sobre contas nacionais, um tema fundamental na Macroeconomia.
Alternativa D: Se um bem produzido em 2011 foi vendido em 2012, então esse bem será contabilizado como investimento nas contas nacionais.
Esta é a alternativa correta. Quando um bem é produzido e não é imediatamente vendido, ele é contabilizado como parte dos estoques do ano de produção. No ano seguinte, quando é vendido, não entra novamente no cálculo do PIB como parte da produção, mas a variação dos estoques pode ser considerada uma forma de investimento. De acordo com a metodologia do IBGE, a variação nos estoques é uma categoria de investimento, assim como o investimento em capital fixo.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: A soma dos gastos em bens e serviços finais produzidos internamente é igual à soma das remunerações dos fatores de produção.
Essa afirmação parece se referir à ideia de que o produto interno é igual à renda gerada, mas é importante notar que gastamos mais que apenas em bens e serviços finais. Há diferenciais como impostos e subsídios que afetam a igualdade direta entre produção e remuneração dos fatores.
Alternativa B: Considere que um bem produzido em 2011 tenha sido vendido em 2012. Nesse caso, é correto afirmar que esse bem contribui para o PIB de 2012, mas não para o PIB de 2011.
É incorreta porque a produção do bem é contabilizada no ano em que ele é produzido, ou seja, em 2011, e não no ano de sua venda.
Alternativa C: Em uma economia aberta, o produto nacional bruto (PNB) é determinado pelos gastos em produtos domésticos efetuados por residentes e não residentes do país.
O PNB considera a renda gerada por fatores de produção de residentes, independentemente de onde a produção ocorre. É diferente do PIB, que refere-se à produção dentro das fronteiras nacionais.
Alternativa E: A variação do produto interno bruto (PIB) real será sempre igual ou inferior à sua variação nominal.
Essa afirmação não é necessariamente verdadeira, pois a variação do PIB real depende da inflação. Se a inflação for negativa (deflação), o PIB real pode variar mais que o PIB nominal.
Espero que esta análise tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta; Letra d
Comentários;
letra a: A soma dos gastos com bens e serviços finais produzidos compõe o DIBpm enquanto que a soma das remunerações dos fatores de produção compõe o RIBcf.
letra e: No caso de haver deflação, o PIB real será maior que o PIB nominal.
Entendo que falta clareza nessa questão.
Se um bem produzido em 2011 foi vendido em 2012, então esse bem será contabilizado como investimento nas contas nacionais de 2011.
Nas contas de 2012, haverá uma redução de estoque e a contabilização como produto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo