A respeito de ensaios e gestão de manutenção de instalações ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2466731 Engenharia Elétrica

A respeito de ensaios e gestão de manutenção de instalações elétricas, julgue o próximo item.


Em uma instalação elétrica com um motor de indução trifásico, o ensaio a vazio desse motor é procedimento de manutenção preventiva, que deve ser realizado periodicamente.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esse ensaio serve apenas para determinação da impedância de magnetização e perdas por atrito e ventilação.

O ensaio a vazioé um teste fundamental realizado em motores elétricos. Ele consiste em alimentar o motor com sua tensão nominal e deixá-lo girar livremente, sem nenhuma carga mecânica acoplada ao seu eixo. Durante o ensaio, medem-se a tensão, a corrente (corrente a vazio, I₀) e a potência de entrada (potência a vazio, P₀). O objetivo principal deste ensaio é determinar as perdas rotacionais do motor (perdas por atrito, ventilação e perdas no núcleo de ferro) e os parâmetros do seu ramo de magnetização (reatância de magnetização e resistência de perdas no núcleo).

Este ensaio não é um procedimento de manutenção preventiva. A sua aplicação se dá em contextos específicos:

Ensaios de Recebimento ou Comissionamento: Quando um motor novo é adquirido ou retorna de um reparo (rebobinamento), o ensaio a vazio é realizado para verificar se suas características estão de acordo com as especificações do fabricante e se o serviço foi bem executado.

Diagnóstico de Falhas (Manutenção Corretiva): Se um motor em operação apresenta sintomas de falha (como sobrecorrente, aquecimento excessivo ou ruído), ele pode ser desacoplado da carga e submetido a um ensaio a vazio para ajudar a diagnosticar se o problema está no próprio motor ou na carga que ele aciona.

Ensaios de Laboratório: Utilizado por fabricantes e pesquisadores para caracterizar o desempenho e a eficiência do motor.

Realizar um ensaio a vazio em uma instalação industrial exigiria:

Parar a produção.

Desacoplar mecanicamente o motor da sua carga (bomba, ventilador, esteira, etc.).

Realizar o ensaio.

Reacoplar o motor à carga.

Realinhar o conjunto, se necessário.

Este é um processo altamente invasivo, caro e demorado. É impraticável realizá-lo periodicamente como rotina de manutenção preventiva.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo