O Brasil dos anos 1970 caracterizou-se, entre outros aspectos, por uma revolução nas comunicações. É sobretudo nesse momento que, ultrapassando o seu estágio de
pontos e manchas, o meio técnico realmente se difunde. Após esse momento descrito por Milton Santos e Maria
Laura Silveira (2021), a instalação do novo meio geográfico técnico-científico-informacional