A técnica radiográfica interproximal (bitewing) é o método ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4033507 Odontologia
A técnica radiográfica interproximal (bitewing) é o método de eleição para o diagnóstico de lesões de cárie nas superfícies proximais e para a avaliação da crista óssea alveolar. Para que a imagem seja diagnóstica, é crucial que não haja sobreposição das faces proximais, o que impediria a visualização de lesões incipientes. A obtenção de uma imagem sem sobreposição depende diretamente do correto posicionamento do cabeçote de raios X em relação ao filme (ou sensor) e aos dentes. Analise as afirmativas a seguir sobre a execução da técnica interproximal:

I.A angulação vertical do feixe de raios X deve ser ajustada para uma inclinação positiva, geralmente entre +5 e +10 graus, para compensar a leve inclinação do receptor e garantir um registro fiel da altura da crista óssea.
II.A angulação horizontal do feixe de raios X deve ser direcionada de forma perfeitamente perpendicular aos contatos interproximais dos dentes que estão sendo examinados, para evitar a sobreposição das imagens das superfícies proximais.
III.O uso de posicionadores radiográficos (dispositivos de alinhamento) na técnica interproximal, embora não seja estritamente obrigatório (pode-se usar aleta de mordida), é altamente recomendado por facilitar a padronização e o paralelismo, aumentando a chance de uma radiografia diagnóstica.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas