Tendo em vista, inclusive o segundo parágrafo do texto, a au...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3458851 Português
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão a que a ele se refere.

Texto 01
O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

        Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

        Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

        Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

        Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos. O que fazer para suportar essa tal felicidade?
Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Tendo em vista, inclusive o segundo parágrafo do texto, a autora afirma que foi contratada pela empresa
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário do Professor:

Tema central: Esta questão aborda interpretação de texto, exigindo compreensão do sentido literal e implícito do relato da autora sobre uma entrevista de emprego. É preciso analisar o texto buscando o contexto e o significado de expressões-chave.

Para resolver este tipo de item, siga estas estratégias: leia o texto atentamente, identifique as passagens que explicitam a circunstância e relacione-as diretamente às alternativas – especialmente quanto a elementos como concessão (“apesar de”) e intenção comunicativa da autora.

Justificativa da alternativa correta (D):

No segundo parágrafo, a autora descreve: “Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável […] a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. […] eu fui contratada.” Aqui, a expressão “apesar de” é fundamental. Segundo Cunha & Cintra, conectivos concessivos indicam que um fato ocorre mesmo diante de um obstáculo. Assim, ela foi contratada apesar de parecer “insuportavelmente feliz”.

Análise das alternativas incorretas:

A) “por parecer uma pessoa sempre infeliz”: Equívoco semântico. O texto discute felicidade, não infelicidade.

B) “por parecer uma pessoa quase feliz”: Não há referência a “quase feliz”. A autora pondera sobre a dúvida e o “quase” para discutir nuances da felicidade, mas não afirma que foi vista assim na entrevista.

C) “por parecer uma pessoa sempre feliz”: Embora haja essa aparência, o texto enfatiza que este traço foi uma possível adversidade, e não uma justificativa para sua contratação.

E) “apesar de parecer uma pessoa infeliz”: Novamente, não é sugerido que a autora tenha parecido infeliz. Toda a reflexão é em torno do excesso de felicidade percebida.

Dica para prova: Fique atento a expressões concessivas (“apesar de”), pois elas mudam totalmente o sentido da frase, mostrando o que é obstáculo e o que é resultado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo