O exame de urina de rotina, conhecido como urina I, é compos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912557 Medicina
O exame de urina de rotina, conhecido como urina I, é composto por avaliação macroscópica, física, química e análise do sedimento. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A detecção e quantificação de elementos figurados presentes na urina são importantes para o diagnóstico de diversas doenças renais e das vias urinárias.
II. A avaliação da morfologia das hemácias presentes na urina auxilia na diferenciação entre hematúria de origem urológica e origem glomerular.
III. O nitrito é um importante indicador de infecção urinária, proveniente da conversão de nitrato da dieta por bactérias presentes no trato urinário.
Assinale a opção que apresenta os achados detectados na etapa de análise do sedimento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E) I e II, apenas.

Tema central: A questão explora o conhecimento sobre as etapas e achados do exame de urina tipo I, destacando a diferença entre análise do sedimento urinário (análise microscópica) e análise química (tiras reagentes).

Análise das Afirmações:

I) Correta. A análise do sedimento permite identificar e quantificar elementos figurados (hemácias, leucócitos, cilindros, cristais), essenciais para o diagnóstico de doenças renais e do trato urinário. Segundo o Manual de Análises Clínicas da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC/ML): “A análise microscópica do sedimento urinário é fundamental na investigação de doenças nefrológicas e urológicas.”

II) Correta. A avaliação da morfologia das hemácias na urina realmente auxilia na diferenciação entre hematúria de origem glomerular (hemácias dismórficas) e urológica (hemácias isomórficas). Conforme consta na Recomendação da Sociedade de Pediatria de São Paulo: “Hemácias dismórficas e cilindros hemáticos são sugestivos de origem glomerular.”

III) Incorreta. Apesar do nitrito ser um marcador importante de infecção urinária, ele é detectado na análise química da urina, realizada com tiras reagentes, não na análise microscópica do sedimento. O achado de nitrito não é visualizado ao microscópio.

Comentários sobre as alternativas:

A) I, II e III. Errada. Inclui III, que não é identificado na análise do sedimento.

B) I, apenas. Errada. Desconsidera a importância da morfologia das hemácias.

C) II, apenas. Errada. Esquece dos outros elementos figurados do sedimento.

D) III, apenas. Errada. O nitrito não faz parte da análise do sedimento.

E) I e II, apenas. Correta. Ambas as sentenças referem-se a achados do sedimento urinário.

Dica de prova: Procure sempre identificar se o achado questionado é microscópico (sedimento) ou depende de reagente químico (tira). Palavras como “morfologia”, “elementos figurados”, “cilindros” e “cristais” apontam para análise microscópica. Já termos como “proteína”, “nitrito” e “glicose” indicam análise química.

Resumo: No exame de urina I, a avaliação do sedimento é fundamental para diagnosticar doenças renais ou urológicas, enquanto a análise química é importante para indicar infecções urinárias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa III a meu ver está correta, porém, não faz parte da etapa de análise de sedimento e sim da etapa de análise química feita com a tira reativa. Por isso a resposta correta é I e II.

"As tiras reativas de urina constituem um meio simples e rápido de realizar dez ou mais análises bioquímicas clinicamente importantes, como pH, proteínas, glicose, cetonas, hemoglobina, bilirrubina, urobilinogênio, nitrito, densidade e leucócitos."

https://www.scielo.br/j/jbpml/a/kDvQgXQ3g7R99jtGyVkVGMh/?lang=pt#:~:text=As%20tiras%20reativas%20de%20urina,densidade%20e%20leuc%C3%B3citos(14)

também nao entendi o erro da assertiva III

O nitrito urinário é um marcador indireto da presença de bactérias redutoras de nitrato, como a Escherichia coli, que são comumente associadas às ITUs. A presença de nitrito na urina ocorre devido à capacidade dessas bactérias de converter o nitrato em nitrito por meio de enzimas bacterianas

ACHO QUE O ERRO DA III É PQ NÃO SÃO FORMADAS NO TRATO URINÁRIO E SIM NO TRATO GASTROINTESTINAL.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo