Leia o texto a seguir:     Não são necessárias extensas lei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3332570 História
Leia o texto a seguir:

    Não são necessárias extensas leituras sobre o país para compreender duas de suas particularidades: a longa duração do seu império ultramarino, com a questão das colônias presente em todos os regimes, movimentos e resoluções políticas fundamentais; e o fato de o país ter um imaginário baseado em mitos estruturais permanentes, contidos nas diferentes variantes conjunturais do nacionalismo. Quanto à primeira característica, basta lembrar que o ultramar se formou desde o século XV e esteve presente até a metade do século XX, abrangendo, portanto, o “velho” e o “novo” imperialismo.

(Leila Leite Hernandez, África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. Adaptado)

O trecho trata
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Portugal foi o primeiro país europeu a iniciar as grandes navegações no século XV, com a conquista de Ceuta em 1415 e a colonização de vários territórios na África, América e Ásia.

Seu império ultramarino durou mais de 500 anos — algo único entre os impérios coloniais europeus.

Portugal manteve colônias importantes (como Angola, Moçambique, Goa, Timor, Cabo Verde, Guiné-Bissau, entre outras) até o século XX, muitas delas só conquistando independência após a Revolução dos Cravos, em 1974.

O texto menciona também um “imaginário baseado em mitos estruturais permanentes”, o que remete à tradição portuguesa de exaltar sua história imperial como parte central de sua identidade nacional (como os mitos de “vocação marítima” ou “civilização cristã”).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo