Leia o texto a seguir: O movimento tenentista ficou ass...
O movimento tenentista ficou assim conhecido porque teve como suas principais figuras oficiais de nível intermediário do Exército – tenentes em primeiro lugar e capitães. Apesar de suas queixas, o alto comando militar manteve-se alheio a uma ruptura pelas armas. Há uma história do tenentismo antes e depois de 1930. Os dois períodos dividem-se por uma diferença essencial.
(Boris Fausto, História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015. Adaptado)
A diferença a que o autor se refere se deve ao fato de que, antes de 1930, o tenentismo foi um movimento de
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Antes de 1930, o tenentismo representava movimentos de insatisfação e revolta militar contra a política das oligarquias da República Velha (1889–1930). Ex: a Revolta do Forte de Copacabana (1922), a Coluna Prestes (1925–27) etc.
- Eram rebeldes, buscando reformar o sistema político, combater a corrupção e centralizar o poder federal.
- Depois de 1930, com o fim da República Velha e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, muitos tenentes passaram a ocupar cargos no governo (ex: Juarez Távora, Cordeiro de Farias), influenciando decisões políticas e administrativas.
- Eles deixaram de ser apenas militares rebeldes e passaram a participar da construção do novo regime, tentando implementar suas ideias de modernização e centralização do poder.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo