Leia o texto a seguir: O capitalismo do pós-guerra foi ...
O capitalismo do pós-guerra foi inquestionavelmente um sistema reformado a ponto de ficar irreconhecível. Essencialmente, foi uma espécie de casamento entre liberalismo econômico e democracia social (ou, em termos americanos, política do New Deal rooseveltiano), com substanciais empréstimos da URSS, que fora pioneira na ideia do planejamento econômico.
(Eric J. Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Adaptado)
A reação contra esse casamento nas décadas de 1970 e 1980 pelos defensores do livre mercado esteve relacionada ao fato de que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O trecho fala sobre o capitalismo do pós-guerra, que foi uma mistura entre liberalismo econômico e democracia social, com influências do modelo soviético de planejamento econômico. Esse modelo foi bem-sucedido nas primeiras décadas pós-guerra, mas nas décadas de 1970 e 1980, ele passou a ser questionado.
A reação contra esse modelo híbrido nas décadas de 1970 e 1980 foi, em grande parte, motivada pela percepção de que as políticas econômicas implementadas não estavam mais garantindo o sucesso esperado, especialmente após as crises econômicas e a estagnação do crescimento econômico nesse período.
Esse fracasso gerou uma reação dos defensores do livre mercado, que passaram a advogar por políticas mais neoliberais, com menos intervenção estatal e maior ênfase no mercado livre.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo