Leia o texto a seguir:     Ao mesmo tempo que alarga o terr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3332557 História
Leia o texto a seguir:

    Ao mesmo tempo que alarga o território colonial, tal atividade traz mudanças profundas na sociedade luso- -brasílica. A produção avoluma a oferta alimentar nas fazendas e nos engenhos do litoral, facilitando a concentração do trabalho escravo na agricultura de exportação. A atividade dá origem a relações de produção que se apartam do escravismo. A tênue presença do capital mercantil, a natureza do processo produtivo e a ausência de controle direto do proprietário reduziam o impacto do sistema escravista, ainda que a presença de escravos negros possa ter sido importante nas fazendas.

(Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Adaptado)

O trecho trata
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A letra A é a correta porque o trecho faz referência a mudanças profundas na sociedade luso-brasileira em decorrência de uma atividade produtiva que envolveu a ampliação do território colonial, a produção alimentar nas fazendas e engenhos do litoral, e a concentração do trabalho escravo na agricultura de exportação. Essas características são típicas da pecuária, especialmente a pecuária de gado, que foi uma atividade importante no Brasil colonial, em particular nas regiões do interior.

Ampliação do território colonial: O processo de expansão das fronteiras coloniais, principalmente em áreas como o Sudeste e Centro-Oeste, esteve relacionado ao crescimento da pecuária, pois o gado necessitava de grandes áreas de pastagem.

Oferta alimentar nas fazendas e engenhos: A pecuária contribuía diretamente para a oferta de alimentos (como carne, leite e couro), além de ser um elemento essencial no sustento da população local e nas trocas comerciais.

Concentração do trabalho escravo na agricultura de exportação: Embora a pecuária não fosse voltada para a exportação como o açúcar, o trabalho escravo era uma característica comum em várias atividades econômicas, incluindo a pecuária, especialmente no que se refere ao manejo do gado e nas grandes propriedades rurais.

Relações de produção que se apartam do escravismo: Aqui, a referência ao capital mercantil e à ausência de controle direto do proprietário pode indicar que, na pecuária, as relações de produção se diferenciam daquelas do trabalho intensivo nas plantações de açúcar, que exigiam uma maior presença de escravizados. A pecuária, por sua natureza, demandava menos supervisão direta, o que implicava em uma estrutura produtiva diferente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo