Leia o texto a seguir:     Pretendi esboçar as fronteiras e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3332556 História
Leia o texto a seguir:

    Pretendi esboçar as fronteiras e as etapas históricas que constituíram um espaço transcontinental, luso- -brasileiro e luso-africano que se assemelha a um atol do Pacífico. Na maior parte do tempo, a cadeia de montanhas unindo as ilhas fica submersa, invisível. Só quando um terremoto faz tremer o fundo do mar e se levantam tempestades é que o grande anel do atol surge no horizonte. Há, de fato, dois terremotos que expõem o arco transcontinental da zona econômica formada pelo Brasil e por Angola.

(Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Adaptado)

Um dos terremotos a que o autor se refere esteve associado à
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O "terremoto" descrito no trecho simboliza uma ruptura histórica nas relações entre o Brasil e os países africanos, especificamente nas trocas comerciais de escravizados.

  • Durante o período do império colonial, o Brasil dependia do tráfico de escravizados para alimentar sua economia, especialmente nas plantações de açúcar e nas fazendas de café.
  • A Grã-Bretanha, que havia abolido o tráfico de escravizados dentro de seus próprios territórios, passou a pressionar o Brasil a fazer o mesmo.
  • Para isso, a Grã-Bretanha utilizou seus navios de guerra para interromper o tráfico negreiro, bloqueando os portos de embarque de escravizados africanos para o Brasil. Isso ocorreu principalmente entre o fim do século XVIII e início do século XIX, com a assinatura do Tratado de 1810, que visava extinguir o tráfico de escravizados.

Essas ações de intervenção militar britânica, que forçaram o Brasil a ceder e interromper o tráfico, configuram o "terremoto" mencionado no texto, pois houve uma ruptura nas relações comerciais, causando um impacto direto na economia do Brasil, que até então dependia fortemente desse comércio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo