Leia o texto a seguir: É no espaço mais amplo do Atlânt...
É no espaço mais amplo do Atlântico Sul que a história da América portuguesa e a gênese do Império do Brasil tomam toda a sua dimensão. A continuidade da história colonial não se confunde com a continuidade do território da Colônia. Na verdade, os condicionantes atlânticos, africanos – distintos dos vínculos europeus –, só desaparecem do horizonte do país após o término do tráfico negreiro e a ruptura da matriz espacial colonial. Tais condicionantes marcam a originalidade da formação histórica brasileira.
(Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Adaptado)
Na perspectiva do autor, entre os acontecimentos a seguir, o mais marcante na história da sociedade brasileira seria
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O texto faz referência a condicionantes atlânticos e africanos que, ao longo da história colonial, eram essenciais para a formação do Brasil. A interrupção do tráfico negreiro foi um evento crucial porque:
- Ruptura com o sistema colonial: O tráfico de escravizados foi uma das principais fontes de abastecimento de mão de obra para a economia colonial, especialmente para a agricultura de exportação (açúcar, café, etc.). A proibição do tráfico negreiro representou uma transformação estrutural nas relações econômicas do Brasil.
- Mudança na dinâmica colonial: Antes da proibição, o Brasil estava profundamente imerso na rede de tráfico transatlântico. Ao proibir o tráfico de escravizados, o Brasil passou a se desvincular de uma das principais relações comerciais com a África, um dos pilares da economia colonial.
- Origem da sociedade brasileira moderna: A proibição de 1850, através da Lei Eusébio de Queirós, impôs mudanças profundas nas bases econômicas e sociais, já que, sem o tráfico de escravizados, a economia brasileira começou a enfrentar novos desafios e se direcionou para a utilização da mão de obra escrava interna e, mais tarde, para a abolição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo