Leia o texto a seguir: É flagrante o anacronismo do pro...
É flagrante o anacronismo do procedimento que consiste em transpor o espaço nacional contemporâneo aos mapas coloniais para tirar conclusões sobre a Terra de Santa Cruz. Terra que não era toda uma só.
(Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Adaptado)
De acordo com o autor, tal anacronismo se deve ao fato de que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A letra C está correta porque o autor critica a visão anacrônica de transpor as fronteiras contemporâneas para a época colonial, ignorando as distinções geográficas e comerciais. O trecho indica que a Amazônia e as regiões vizinhas estavam dissociadas do miolo negreiro do Brasil, ou seja, essas áreas não faziam parte diretamente das rotas comerciais de escravizados, que estavam concentradas principalmente no litoral, onde o tráfico negreiro se intensificava.
Essa separação geográfica e comercial fazia com que a estrutura territorial do Brasil colonial fosse muito diferente da percepção contemporânea de um país unificado, o que configura o anacronismo ao aplicar conceitos e divisões atuais ao período colonial.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo