Mulher de 25 anos é tratada para leucemia mieloide aguda (LM...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2269749 Medicina
Mulher de 25 anos é tratada para leucemia mieloide aguda (LMA) com protocolo “7+ 3” (citarabina por 7 dias em conjunto com doxorrubicina por 3 dias) e 3 ciclos de citarabina em alta dose como consolidação. A paciente tem um irmão com tipagem HLA e veio em consulta para avaliação de transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas (TaloCTH) como forma de consolidação do tratamento. A tipagem HLA da paciente e do irmão estão transcritas abaixo. 

Imagem associada para resolução da questão


Sobre o TaloCTH, analise os itens abaixo.
I - Doadores haploidênticos são possibilidades de fonte de células-tronco para tratamento de diversas doenças hematológicas.
II - O TaloCTH deve ser sempre considerado para os pacientes com leucemia mieloide aguda, e sua concretização dependerá da probabilidade de cura da doença, da vantagem que o transplante traz sobre o tratamento mais conservador, da morbimortalidade do procedimento e da disponibilidade de um doador.
III - O TaloCTH deve ser oferecido para pacientes com leucemia promielocítica aguda em primeira remissão, com doença residual mínima negativa, como forma de consolidação do tratamento com ácido altransretinóico e trióxido de arsênico.
IV - A presença da doença do enxerto contra o hospedeiro está correlacionada à menor recaída de LMA pós TaloCTH, chamada de efeito do enxerto contra a leucemia.

Sobre os itens acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas