A crise econômica de 1929 afetou fortemente a economia brasi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3285691 História e Geografia de Estados e Municípios
A crise econômica de 1929 afetou fortemente a economia brasileira, especialmente se considerada a posição do Brasil como nação agroexportadora.

Diante da crise do café no mercado internacional, a economia agrícola do chamado Centro-Sul expande-se em direção à produção do açúcar, com efeitos devastadores para a economia do Nordeste, como um todo, e para a de Sergipe, em particular. O declínio do preço do açúcar que se seguiu ao aumento da oferta interna vai afetar fortemente a economia sergipana e nordestina.
SUBRINHO, J. M.; MELO, R. O. Breve histórico da indústria sergipana. Associação Brasileira dos Pesquisadores em História Econômica, p. 7. Disponível em: https://www.abphe.org.br/ arquivos/josue-m-passos-subrinho_ricardo-o-lacerda-de-melo. pdf. Acesso em: 14 jan. 2024.

No contexto descrito, um programa do governo federal, principalmente durante a Era Vargas, foi capaz de manter o nível da produção rural sergipana e das usinas de açúcar, evitando o colapso das plantações e um processo de migração massiva.
Trata-se do Instituto do Açúcar e do Álcool, cujo funcionamento baseava-se principalmente na
Alternativas