A polpa e a dentina constituem, embriológica, histológica e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3380183 Odontologia
A polpa e a dentina constituem, embriológica, histológica e fisiologicamente, duas fases do mesmo tecido – o complexo dentina-polpa. Analise as alternativas abaixo:

I. Estímulos nocivos nesses tecidos provocam alterações na anatomia interna, o que resulta em deposição de dentina reacional, calcificações pulpares nodulares ou difusas, obliteração pós-traumática do canal radicular e reabsorção interna.
II. A dentina terciária, reacional ou reparadora, é aquela depositada em resposta a um estímulo agressivo, como cáries, preparos cavitários, exposições dentinárias traumáticas (ou aquelas relacionadas com doença periodontal) e recessão gengival. 
III. Ao contrário das dentinas primária e secundária, a dentina terciária é produzida exclusivamente na região subjacente à área afetada pelos odontoblastos, e sua qualidade e sua quantidade estão diretamente relacionadas com a duração e a intensidade do estímulo.
IV. Clinicamente, a deposição da dentina terciária promove diminuição irregular e localizada do espaço da câmara pulpar, que pode ser previamente diagnosticada por exames de imagem.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas