Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    01
    Q568022
    O subcultivo da maioria das células aderentes envolve a utilização da protease tripsina e do sal EDTA. Sobre o motivo da utilização destes reagentes no procedimento de subcultivo celular, analise as afirmativas a seguir.

    I. As células aderem à superfície inferior da garrafa de cultivo e umas as outras pelas proteínas que compõe a matriz extracelular. Enquanto a tripsina reconhece e cliva regiões nativas destas proteínas, a função do EDTA é quelar os íons Ca2+, que são requeridos para a ligação célula-célula mediada pelas caderinas. Desta forma, tanto o EDTA quanto a tripsina servirão para promover o destacamento das células do frasco de cultivo e sua separação.

    II. As células são cultivadas geralmente na presença de soro que fornece fatores de crescimento necessários para a divisão celular. A fim de realizar o subcultivo é necessário eliminar o soro presente no meio. A tripsina irá clivar as proteínas do soro e o EDTA facilitará a formação de agregados protéicos que serão facilmente removidos ao se descartar este meio, promovendo assim a retirada do soro do meio de cultivo.

    III. As células aderem à superfície inferior da garrafa de cultivo e umas as outras através das proteínas que compõe a matriz extracelular. A tripsina reconhece e cliva regiões nativas destas proteínas e a função do EDTA é servir de co-fator para a tripsina aumentando sua atividade. Desta forma, promovendo o destacamento das células do frasco de cultivo e sua separação.

    Assinale:

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.