Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    01
    Q543411
    Ano: 2010
    Banca: CESGRANRIO
    Órgão: IBGE

    BRASÍLIA - Nove instituições de ensino superior que em 2007 obtiveram nota 2 no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) estão na “malha fina” do Ministério da Educação (MEC). As comissões de avaliação que visitam as universidades após o baixo desempenho do IGC confirmaram as más condições de oferta do ensino. No índice divulgado esta segunda-feira, essas instituições também obtiveram o conceito 2, considerado insatisfatório. Uma delas já foi descredenciada.


    Portal Último Segundo. http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2009. Acessado em 22/11/2009.


    Em um diálogo sobre a reportagem, estabelecido no meio acadêmico, foram ouvidas as seguintes afirmações:

    Alice: - Esse conceito 2 (dois) foi atingido porque os alunos dessas instituições devem ter boicotado o ENADE, já que é o exame que tem a função exclusiva de avaliar os cursos de ensino superior.

    Augusto: - Não apenas o ENADE é usado para a obtenção de um conceito, mas também são usados instrumentos diversificados, como a autoavaliação e a avaliação externa in loco.

    Aparecida: - O conceito 2 (dois) obtido por essas instituições realmente é muito baixo, considerando-se que os conceitos são ordenados em uma escala que contém dez níveis, distribuídos a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.

    Adolfo: - É preciso levar em conta, ainda, que a avaliação dos cursos de graduação inclui, obrigatoriamente, as visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.

    De acordo com a Lei n° 10.861, de 14/04/2004, estão corretas APENAS as afirmações de

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.