Questões de Concurso Público PM-SP 2026 para 2º Tenente Médico PM Estagiário (Especialidade: Patologia Clínica e Medicina Laboratorial)

Foram encontradas 5 questões

Q4123423 Patologia
Homem de 75 anos apresenta quadro de três meses de melena intermitente. A hemoglobina atual é de 10,1 g/dL. Refere sensação de “inchaço” e distensão abdominal intermitentes quando ingere alimentos ricos em fibras. Ele não utiliza anti-inflamatórios ou anticoagulantes e não há etilismo, tabagismo, hepatopatia ou doença renal. O histórico é positivo para ressecção de um tumor carcinoide ileal há dez anos. O paciente é submetido à endoscopia digestiva alta e colonoscopia, mas não é identificada a origem do sangramento. Contagem de plaquetas e exames de coagulação são normais.
Nesse momento, o próximo exame mais apropriado é
Alternativas
Q4123454 Patologia
As técnicas de biologia molecular foram simplificadas nos últimos anos e os laboratórios as utilizam para a detecção e quantificação de agentes infecciosos e marcadores tumorais dentre outras aplicações. A técnica mais utilizada, como técnica única ou complementar, é a PCR – Reação da Polimerase em Cadeia, na qual se amplificam segmentos específicos de DNA ou RNA criando milhões de cópias, que são então mais fáceis de detectar em uma amostra biológica.
Em relação a essa técnica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4123455 Patologia
 A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
Em relação aos achados laboratoriais da dengue, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4123462 Patologia
A eletroquimioluminescência (ECLIA) é um método analítico muito utilizado para detecção de hormônios, anticorpos e marcadores tumorais de uso na prática clínica.
Em relação a esse método, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4123464 Patologia
Um técnico de laboratório aciona o médico patologista clínico para orientá-lo sobre como liberar um hemograma que apresentou um resultado de plaquetopenia na contagem automatizada, e que apresenta agregados plaquetários na análise da lâmina. Esse caso se configura como pseudotrombocitopenia.
Qual a orientação correta a ser dada em relação à liberação do resultado da contagem de plaquetas?
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: E
5: A