Questões de Concurso Público SEDUC-SP 2025 para Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Visual) - QM 2020

Foram encontradas 45 questões

Q3525340 Pedagogia
A professora Eugênia foi procurada pelos pais de um de seus alunos relatando a seguinte situação: recentemente transferidos de outro país, eles não concordam com a classificação do filho no 3o ano do ensino fundamental, sob o argumento de que o domínio da língua portuguesa precisa ser aprimorado e que, por isso, temem que o filho se sinta defasado em relação à turma.
A professora, munida de um correto entendimento do parágrafo 1o do artigo 23 da Lei no 9.394/1996, explicou aos pais do aluno que a escola pode reclassificar os alunos, inclusive quando se trata de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base
Alternativas
Q3525341 Pedagogia
O Decreto no 6.949/2009 promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Em seu preâmbulo, o documento reconhece, entre outras considerações, que um grupo específico de pessoas está frequentemente exposto a maiores riscos, tanto no lar como fora dele, de sofrer violência, lesões ou abuso, descaso ou tratamento negligente, maus-tratos ou exploração.

Trata-se de 
Alternativas
Q3525344 Pedagogia
O parágrafo 2o do artigo 3o da Resolução CNE/CP no 1/2004 (que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana) estabelece:

As                          promoverão o aprofundamento de estudos, para que os                          concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas, em conformidade com as diretrizes do documento para o desenvolvimento da Educação das Relações Étnico-Raciais e do estudo de História e Cultura Afro-Brasileira, e História e Cultura Africana.
Alternativas
Q3525346 Pedagogia
A meta 6 do Plano Estadual de Educação de São Paulo (2016) refere-se à temática da educação integral.
Tendo em vista o que o documento estabelece a esse respeito na própria meta e nas estratégias para sua consecução, é correto afirmar:
Alternativas
Q3525347 Pedagogia
Estudante matriculada no 2o ano do ensino fundamental, Maria sofreu um acidente que resultou em uma deficiência física, impedindo-a de se locomover de forma autônoma.
Ao buscar informar-se dos direitos da filha, seus pais leram a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo (2021) e entenderam, acertadamente, que um dos serviços a que Maria tem direito, no âmbito da Educação Especial, é
Alternativas
Q3525348 Pedagogia
Tendo em vista a concepção do Currículo Paulista (2019) sobre competências cognitivas e socioemocionais, é correto afirmar que
Alternativas
Q3525349 Pedagogia
No documento Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania (2004), afirma-se que os Conselhos Escolares representam, especificamente,
Alternativas
Q3525350 Pedagogia
Em suas reflexões sobre os novos desafios para a educação na era da Inteligência Artificial (IA), Azambuja e Silva (2024) argumentam que, apesar de a aplicação da IA no campo educacional resultar em muitas vantagens, ela
Alternativas
Q3525352 Pedagogia
Ceccon e outros (2009), ao discutirem conflitos escolares, mencionam diferentes tipos de justiça e suas respectivas formas de lidar com infrações. Amparados em Melo, Ednir e Cury (2009), os referidos autores apresentam um tipo específico de justiça nos seguintes termos:
     Processo de resolução de conflitos em que não cabe punição. Tem caráter dialógico e inclusivo. Funda-se na autonomia da vontade e na participação de todas as pessoas afetadas direta ou indiretamente pela violência. Conduz ao estabelecimento de um plano de ação para que as necessidades de todos os afetados sejam atendidas, com garantia ampla de seus direitos e reconhecimento voluntário das responsabilidades dos envolvidos.
(Cláudia Ceccon e outros, Conflitos na escola: modos de transformar: dicas para refletir e exemplos de como)

Trata-se da justiça
Alternativas
Q3525353 Pedagogia
Costa e Vieira (2000) afirmam que as crianças são heterônomas e os adultos são ou deveriam ser autônomos.
Os adolescentes, por sua vez, segundo os autores, são detentores de uma
Alternativas
Q3525354 Pedagogia
Leia o excerto a seguir.

     Habilidade de focar na tarefa em questão e ignorar a distração. É a habilidade de selecionar ao que você presta atenção – excluir as distrações e travar o sinal – e tem “efeitos reverberantes” no sucesso na linguagem, na alfabetização e na matemática.
(Doug Lemov, Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Adaptado)

Essa definição, de acordo com o autor, corresponde especificamente ao conceito de
Alternativas
Q3525355 Pedagogia
Considere a situação hipotética a seguir, apresentada por Lemov (2023).

     Digamos que você dá a mesma aula duas vezes por dia: o terceiro e o quinto período. Sua turma no terceiro período é falante e animada – algumas vezes tão animada que você tem que interromper a tagarelice e as digressões para mantê-los no trilho. Os alunos do quinto período são mais introvertidos. Muito mentais, na verdade, mas eles precisam de uns cutucões para falar. Você usa o mesmo plano de aula para as duas turmas, mas se prepara de forma diferente.

(Doug Lemov, Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula)

Segundo os argumentos do autor, é correto afirmar que a conduta de usar o mesmo plano de aula para as duas turmas, mas se preparar de forma diferente é
Alternativas
Q3525356 Pedagogia
De acordo com a concepção de inclusão escolar defendida por Mantoan (2015), é fundamental 
Alternativas
Q3525357 Pedagogia
Ao traçar as dez dimensões de sua concepção de feedback, Williams (2005) argumenta que, para que um feedback seja eficiente, o ideal é que a opinião sobre um trabalho seja dada
Alternativas
Q3525358 Pedagogia
Segundo Masini (2013) “uma criança cega, ao longo de seu desenvolvimento, preenche seu ambiente com elementos significativos que conhece, como o cheiro de um suco, o som de passos, a textura do carpete ou a diferença entre pisar na grama, na terra e no barro”. Nesse processo, é papel dos educadores e responsáveis incentivarem que ela explore os objetos e a natureza, identificando diferenças e ampliando suas percepções.

Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a proposição correta.
Alternativas
Q3525359 Pedagogia
Conforme Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), a implantação do coensino é
Alternativas
Q3525361 Pedagogia
De acordo com Domingues et al. (2010), no ambiente escolar, os professores podem observar sinais que indicam a presença da baixa visão em alunos.

A partir dessa informação, assinale a alternativa que descreve corretamente esses sinais.
Alternativas
Q3525362 Pedagogia
Sampaio et al. (2010) discutem a abordagem para criança com baixa visão, destacando as características específicas e complexas dessa condição. Uma das principais dificuldades está na grande variação das necessidades individuais dessas crianças, que demandam intervenções personalizadas.

Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve corretamente um aspecto essencial para o planejamento educacional de uma criança com baixa visão.
Alternativas
Q3525363 Pedagogia
De acordo com o artigo 27 da Lei no 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com deficiência, a Educação deve
Alternativas
Q3525364 Pedagogia
Com base nos estudos de Amorim e Alves (2008), as estratégias para o desenvolvimento cognitivo e sensorial da criança cega envolvem práticas pedagógicas específicas.

Considerando o exposto, assinale a alternativa correta sobre essas práticas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: D
6: B
7: E
8: C
9: A
10: D
11: C
12: A
13: B
14: D
15: C
16: C
17: A
18: D
19: B
20: A