Questões de Concurso Público Prefeitura de Itatiba - SP 2025 para Professor de Ensino Básico II - Artes (Substituto)

Foram encontradas 5 questões

Q3456935 Artes Visuais
Os níveis de desenvolvimento estético que propõem quatro etapas – denominadas descrição, análise, interpretação e julgamento – na relação entre estudante e imagem ou obra de arte são de autoria de
Alternativas
Q3456937 Artes Visuais
Observe a imagem: 

Q36.png (241×241)
(Victor Vasarely. Triond. 1973. Serigrafia. Disponível em https://desahome.pl/victor-vasarely-triond-1973-89189.html)

      As obras desse movimento apresentam diferentes figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas, combinadas de tal modo que provocam no espectador sensações de movimento. Além disso, se o observador mudar de posição, terá a impressão de que a obra se modifica: os traços se alteram e as figuras se movimentam, formando um novo conjunto pictórico. Enfim, trata-se de uma arte que, da mesma forma que a vida contemporânea, está em constante alteração.
(Proença, 1994. Adaptado)

O trecho e a imagem são exemplos do movimento artístico denominado
Alternativas
Q3456941 Artes Visuais
Observe a imagem:

Q40.png (302×344)
(Sem título. 1962. Disponível em https://vogue.globo.com/lifestyle/cultura/Arte/noticia)

      Essa concepção da plástica do movimento propiciou a invenção de móbiles pelo artista, que associou os retângulos coloridos das telas de Mondrian à ideia de movimento. Seus primeiros trabalhos eram movidos manualmente pelo observador. Mas, depois de 1932, ele verificou que, se mantivesse as formas suspensas, elas se movimentariam pela simples ação das correntes de ar.
(Proença, 1994. Adaptado)

Texto e imagem indicam a obra de autoria
Alternativas
Q3456942 Artes Visuais
Observe a imagem:

Q41.png (325×218)
(Almeida Júnior. Leitura. 1892. Pinacoteca do Estado, São Paulo. Disponível em https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro: Almeida_J%C3%BAnior_-_Leitura.jpg)

Para Proença (1994), a pintura realizada pelos artistas que frequentaram a Academia de Belas-Artes, como Almeida Júnior, seguiu os padrões estéticos aqui introduzidos pela Missão Francesa, os quais se caracterizavam como
Alternativas
Q3456943 Artes Visuais
Observe a imagem:

Q42.png (221×250)
(Tarsila do Amaral. Abaporu. 1928. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Abaporu#/media/Ficheiro:Abaporu.jpg)

Em 1928, Tarsila do Amaral deu início a uma nova fase em sua trajetória artística. A ela pertence a tela Abaporu, cujo nome tem origem indígena.

A denominação dessa fase iniciada em 1928 é
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: C
5: C