Questões de Concurso Público Prefeitura de Peruíbe - SP 2023 para Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Visual)
Foram encontradas 23 questões
Leia o trecho de Carneiro (2012):
Para que a educação especial se efetive como uma perspectiva inclusiva, as práticas pedagógicas escolares no âmbito da educação básica devem ser organizadas ____________ na escola, preservando sempre o protagonismo ____________ na condução dos processos de escolarização de todos os alunos.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.
No documento MEC (2010) A Educação especial na perspectiva da inclusão escolar: escola comum inclusiva, há uma preocupação muito grande em relação à avaliação. Nesse documento, defende-se o seguinte:
A avaliação da aprendizagem deve ser ____________ e qualitativa, _____________ a participação do aluno, tendo inclusive, a intenção de avaliar o ensino oferecido e torná-lo cada vez _____________ adequado à aprendizagem de _____________ os alunos.
A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto é:
Roppoli et al (2010) afirmam que a educação inclusiva questiona a artificialidade das identidades normais e entende as diferenças como resultantes da multiplicidade, e não da diversidade, como comumente se proclama.
A escola comum se torna inclusiva quando
As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Essas salas são organizadas com mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, em turno contrário à escolarização. o Programa atende a demanda das escolas públicas disponibilizando as salas de recursos multifuncionais, Tipo I e Tipo II.
As salas do tipo II são constituídas dos recursos da sala Tipo I, acrescidos de
De acordo com o documento MEC Atendimento Educacional Especializado/Deficiência Visual (2007), em relação ao tema Visão:
A criança que enxerga estabelece uma comunicação visual com o mundo exterior desde os primeiros meses de vida porque é estimulada a olhar para tudo o que está à sua volta, sendo possível acompanhar o movimento das pessoas e dos objetos sem sair do lugar.
Sendo assim,
O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve realizar a avaliação funcional da visão que considera a acuidade visual, o campo visual e o uso eficiente do potencial da visão.
O potencial da visão é
De acordo com o documento MEC O Atendimento Educacional Especializado/Deficiência Visual (2007):
O trabalho com alunos com baixa visão baseia-se no princípio de estimular a utilização plena do potencial de visão e dos sentidos remanescentes, bem como na superação de dificuldades e conflitos emocionais. Para isso, é necessário
A baixa visão é uma deficiência que requer a utilização de estratégias e de recursos específicos, sendo muito importante compreender as implicações pedagógicas dessa condição visual e usar os recursos de acessibilidade adequados no sentido de favorecer uma melhor qualidade de ensino na escola.
Sobre esse tema, é correto afirmar:
De acordo com o documento MEC (2010) sobre orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial, a expressão orientação e mobilidade (OM) significa mover-se de forma orientada, com sentido, direção e utilizando-se de várias referências.
Em relação ao tema orientação e mobilidade (OM), a afirmação correta é: