Questões de Concurso Público Prefeitura de Campinas - SP 2019 para Professor - Educação Básica IV - Educação Especial

Foram encontradas 22 questões

Q1057821 Pedagogia
Leia o depoimento a seguir:
“Sou mãe de uma menina com 5 anos, diagnosticada com autismo. Mudamos de bairro e procurei a escola de Educação Infantil mais próxima para realizar sua transferência. Fui muito bem atendida e orientada na secretaria da escola, assim combinamos que, antes de começarem as aulas, levaria minha filha para conhecer a nova escola. Para minha surpresa, quando cheguei na escola com minha filha, o tratamento mudou, negaram que tinham condições de recebê-la como aluna e não tentaram nenhum contato com ela. Fiquei muito chateada, decepcionada e, quando ganhei forças, questionei o motivo de mudança de postura da escola. Explicaram que minha filha era muito grande para 5 anos, que causaria problemas na turma, mas que não era um problema do diagnóstico e até me indicaram uma escola só para autistas no próprio bairro.”
Com base nas contribuições do documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, assinale a alternativa correta que apresenta ponderação a ser apresentada à mãe na busca da escola para a filha com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Alternativas
Q1057824 Pedagogia
A oferta do AEE, de acordo com a Portaria SME no 69/2018 – Campinas, pode ser feita em classe comum e em salas de recursos multifuncionais (SRM), cabendo ao professor da Educação Especial (EE) na classe comum e ao professor da SRM, respectivamente,
Alternativas
Q1057825 Pedagogia
Maria tem 7 anos de idade, e sua mãe solicitou matrícula no 1o ano do ensino fundamental na escola pública mais próxima à sua casa. A mãe conta que Maria não se adaptou na educação infantil, que foi inconsistente porque ela permanecia afastada da turma, chorava de forma persistente e tampava os ouvidos com as mãos quase todo o tempo. Durante o recreio, insistia em permanecer em um canto com esse comportamento. Algumas vezes passou a utilizar as primeiras palavras para comunicar suas necessidades como água e xixi e, dependendo do grupo de amigos, por vezes, aceitava ficar por algum tempo. Mãe refere que o médico disse que Maria tem alterações no desenvolvimento motor porque anda diferente e com as pernas mais abertas, tem comprometimento nas relações sociais, na comunicação e apresenta estereotipias motoras, gosta de movimentar os dedos das mãos o tempo todo.
Por esse relato, considerando o pedido da mãe, pode-se inferir que a escola pública deve
Alternativas
Q1057827 Pedagogia
Considere o texto a seguir para responder à questão.

    A literatura e a legislação do município de Campinas sobre inclusão apontam que, na proposta inclusiva, os tempos escolares precisam ser pensados no Projeto Pedagógico (PP) como meios facilitadores da construção de conhecimentos planejados para serem flexíveis e adequados aos ritmos de aprendizagem dos alunos. Quanto aos tempos e os espaços escolares na escola inclusiva, esses devem facilitar e estimular a colaboração.
O PP, ao viabilizar os espaços escolares, considera a SRM para o alunado público-alvo do AEE; no entanto, caso a escola ainda não disponha de espaço físico adequado para uma SRM, é preciso constar no PP providências, como:
Alternativas
Q1057828 Pedagogia
O professor do AEE e o professor da sala comum podem fazer uso de recursos e auxílios não ópticos para melhorar o funcionamento visual de alunos com baixa visão nas atividades de leitura e escrita. São exemplos desses auxílios:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: E