Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrolina - PE 2019 para Professor de História

Foram encontradas 31 questões

Q2007068 Pedagogia
Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão, segundo o artigo 12 da LDB 9394/96, a incumbência de 
I. elaborar e executar sua proposta pedagógica.
II. administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
III. assegurar o cumprimento dos anos, dias e horas mínimos letivos estabelecidos.
IV. velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
V. prover meios para a recuperação dos estudantes de menor rendimento.
Estão CORRETOS


Alternativas
Q2007072 História
“Referência imprescindível da historiografia contemporânea, o medievalista francês Georges Duby foi responsável por um rico e diversificado conjunto de obras, entre livros, ensaios e artigos, cuja temática central sempre foi a sociedade medieval. Segundo ele, a História deve renunciar tanto à “busca ilusória da objetividade real” como às simples associações de casualidade dos acontecimentos”. Sobre a Idade Média na Europa, assinale a alternativa CORRETA.
(http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/21/representacoes_femininas.pdf) . 
Alternativas
Q2007073 História
Segundo Hilário Franco, a Idade Média, para os românticos da primeira metade do século XIX, era “Vista como época de fé, autoridade e tradição, a Idade Média oferecia um remédio à insegurança e aos problemas decorrentes de um culto exagerado ao cientificismo. Vista como fase histórica das liberdades, das imunidades e dos privilégios, reforçava o liberalismo burguês vitorioso no século XIX. Dessa maneira, o equilíbrio e a harmonia na literatura e nas artes, que o Renascimento e o Classicismo do século XVII tinham buscado, cedia lugar à paixão, à exuberância e à vitalidade encontráveis na Idade Média.” (FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente). Em relação às novas considerações da historiografia contemporânea, analise as afirmativas a seguir:
I. A Igreja, de um lado, negava aspectos importantes da civilização romana, como a divindade do imperador, a hierarquia social, o militarismo. De outro, acabava sendo um prolongamento da romanidade, com seu caráter universalista, com o cristianismo transformado em religião do Estado, com o latim que, por intermédio da evangelização, foi levado a regiões antes inatingidas.
II. Para alcançar uma unidade política durante a Alta Idade Média (VIII-X), a dinastia Carolíngia precisou ser legitimada pela Igreja, que, pelo seu poder sagrado, se considerava a única e verdadeira herdeira do Império Romano. Em contrapartida, os soberanos Carolíngios entregaram um vasto bloco territorial italiano à Igreja, que, dessa forma, se corporificou e ganhou condições de se tornar uma potência política atuante.
III. A Baixa Idade Média (XIV- XVI), com suas crises e seus rearranjos, representou a ruptura daqueles novos tempos. A crise do século XIV foi uma decorrência da vitalidade e da contínua expansão territorial, demográfica, econômica, dos séculos XI-XIII, o que levara o sistema aos limites possíveis de seu funcionamento.

Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas
Q2007074 História
“O prestígio ímpar que a História Econômica desfrutou por longo tempo deixou profundas marcas na produção medievalística. Sobretudo porque a impossibilidade de realizar estudos quantitativos como os que eram feitos para períodos históricos mais recentes, levou ao desenvolvimento de metodologias próprias. Dessa forma, o que na origem era uma deficiência — documentação fragmentária, sem dados numéricos suficientes e confiáveis — acabou por se tornar um fator positivo.” Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
(FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente).
Alternativas
Q2007075 História
“No final da Idade Média, o mundo que os europeus conheciam resumia-se ao Oriente Médio, ao norte da África e às Índias, nome genérico pelo qual designavam o Extremo Oriente, isto é, leste da Ásia. Durante os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo oceano Atlântico e também pelo Pacífico e Índico, dando início à chamada Era das Navegações e Descobrimentos Marítimos.” Quanto a esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
(https://www.sohistoria.com.br/ef2/navegacoes/). 
Alternativas
Respostas
1: X
2: E
3: D
4: A
5: A