Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrolina - PE 2019 para Médico Infectologista

Foram encontradas 21 questões

Q1660607 Enfermagem
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (2018-2019), sobre os esquemas de vacinação de adultos e crianças, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Não há consenso sobre a duração da proteção conferida pela vacina da Febre Amarela. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada pela possibilidade de falha vacinal.

( ) A vacina Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) está recomendada, mesmo para aqueles que tiveram a coqueluche, já que a proteção conferida pela infecção não é permanente.

( ) A vacina para a Influenza (gripe) do tipo 4V não demonstra ser melhor que a 3V na maior cobertura das cepas circulantes.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1660609 Medicina
Uma jovem no curso da 21ª semana de gestação procura um serviço de infectologia, levando seus resultados de exames de pré-natal, inclusive um teste Elisa e um Western Blot para HIV REAGENTE.
Diante desse quadro, assinale a alternativa que indica a melhor conduta a ser tomada
Alternativas
Q1660610 Medicina
Um paciente, 18 anos chega ao serviço médico referindo astenia, mal-estar, cefaleia e febre há 7 dias, além de surgimento de lesões vermelhas em membros inferiores e palmas de mãos. É levantada a hipótese de meningite bacteriana aguda e encaminhado o paciente para serviço de referência. Ao exame físico, observava-se taquipneia, batimentos de asas de nariz e palidez cutânea. À ausculta respiratória, apresentava murmúrio vesicular pouco diminuído em bases, mas sem ruídos adventícios. Na ausculta cardíaca, havia um sopro sisto-diastólico moderado em borda esternal esquerdo. Pulsos estavam cheios e simétricos, PA= 110 x 70 mmHg e frequência cardíaca de 128 bpm. Realizou-se um hemograma que mostrou 23.550 leucócitos (89% de segmentados, 9% linfócitos típicos e 2% de monócitos), hemoglobina de 12,9g/dl e plaquetas de 568.000. Diante da suspeita de meningite, coletou-se o líquor que se mostrava límpido, com 220 células (polimorfonucleares), glicose de 67mg/dl proteína de 73mg/dl e Gram, sem evidenciar bactérias.
Diante desse achado, qual a melhor conduta a ser tomada?
Alternativas
Q1660611 Medicina
Um engenheiro de 32 anos procura o serviço de infectologia com relato de astenia moderada, febre diária há 8 dias e relato de ter chegado da África há 10 dias. Traz um hemograma realizado no terceiro dia de febre que mostrou 4.450 leucócitos (30% de neutrófilos e 63% de linfócitos, 6% de monócitos e 1% de eosinófilos). O teste rápido para malária foi negativo, sem haver relato de rash cutâneo, artralgia, perda de peso ou alterações intestinais e respiratórias. Ao exame físico, foram identificados linfonodos cervicais levemente aumentados e indolores e esplenomegalia leve. Novo hemograma foi solicitado no 9° dia de febre e mostrou 13,210 leucócitos (45% de neutrófilos, 45% de linfócitos típicos, 3% de linfócitos atípicos, 5% de monócitos e 2% de eosinófilos). Na bioquímica, apresentava AST de 93 UI/L e ALT de 203 UI/L, GGT de 53 UI/L, PCR de 36 mg/L.

Qual das alternativas abaixo apresenta o diagnóstico mais provável e o exame necessário para a sua confirmação?
Alternativas
Q1660612 Medicina
Em 2016, a Secretaria de Saúde de Pernambuco estabeleceu, através da Portaria n° 390, uma lista de agravos/doença de notificação imediata (primeiras 24horas) em todo o território estadual.
São considerados nessa lista todos os casos, suspeitos ou confirmados, das doenças abaixo elencadas, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: C
5: A