Questões de Concurso Público Prefeitura de Antônio Carlos - SC 2025 para Professor com Especialização em Educação Especial

Foi encontrada 1 questão

Q4036818 Psicologia
Observe a história abaixo:
"A casa pode cair, o circo pegar fogo, o mundo virar de cabeça para baixo... Carlos não está nem aí... Ele fica o tempo todo mexendo as mãos em volta de um brinquedo que só ele pode ver. Acho que Carlos não vê, não ouve e não compreende o mundo de cá. E no seu mundo, que parece tão diferente do nosso, ele não deixa ninguém entrar. Já tentei bater à porta de seu mundo, mas de nada adiantou. Ele nunca quis atender... Ele não diz, mas acho que aquele mundo é só seu e ninguém pode entrar... Às vezes fico pensando, pensando... Será que no mundo de Carlos existem brinquedos iguais aos meus? Será que eu, você e todos nós já não estamos morando lá e por isso ele não nos deixa entrar? Não, não dá para saber. Mas, um dia, eu ainda vou tirar todos os cadeados do mundo de Carlos, e aí vamos brincar de verdade, sem nos importarmos em que mundo estamos. Nesse dia, as fechaduras da mente não terão mais segredos e todos seremos muito felizes. Enquanto isso não acontece faço uma promessa: seu mundo eu vou respeitar."
Fonte: MACHADO; MAZARRO (2008) apud LYRA, Glaciene Januário Hottis; SOUPER, Hévilla Moyara. Transtornos Globais do Desenvolvimento na escola. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), n. 10, 2013.
A história apresentada retrata um comportamento típico observado em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando essa condição clínica, assinale a alternativa que apresenta uma marca comportamental importante e frequentemente observada nesse quadro: 
Alternativas
Respostas
1: A