Questões de Concurso Público Prefeitura de Antônio Carlos - SC 2024 para Professor de Artes
Foram encontradas 11 questões
I. A educação especial, segundo a Declaração de Salamanca, deve funcionar de forma isolada do ensino regular, proporcionando uma educação paralela para alunos com necessidades especiais.
II. A Declaração de Salamanca enfatiza a inclusão de alunos com deficiência, bem como de outros grupos vulneráveis, no sistema de ensino regular, promovendo a igualdade de oportunidades educacionais.
III. Apesar dos avanços conceituais trazidos pela Declaração de Salamanca, as práticas e políticas educacionais implementadas após a declaração, muitas vezes, não conseguiram integrar plenamente os alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular.
IV. A educação especial, conforme definido pós-Declaração de Salamanca, deve visar exclusivamente alunos com transtornos funcionais específicos, como dislexia e transtorno de atenção e hiperatividade.
Escolha a opção correta.
I. O PPP deve refletir os valores, as crenças e os princípios que fundamentam a concepção de educação da instituição, bem como sua posição em relação às questões sociais, culturais e políticas.
II. O PPP deve ser formulado a partir do debate entre os professores e a direção da instituição.
III. O PPP estabelece os critérios e os procedimentos de avaliação do processo educativo, bem como mecanismos de monitoramento e acompanhamento para verificar o alcance dos objetivos e metas propostos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
1. (__) Rogers defendia que a aprendizagem é mais eficaz quando é centrada no estudante, ao invés de centrada no professor. Isso significa que o processo educacional deve ser adaptado às necessidades, aos interesses e ao ritmo de aprendizagem do aluno, e não o contrário.
2. (__) Para Rogers, a verdadeira aprendizagem é aquela que é significativa para o aluno. Ele acreditava que os estudantes aprendem melhor quando o material é relevante para suas próprias vidas, interesses e questões existenciais. A aprendizagem significativa ocorre quando os alunos veem um propósito claro em seus estudos, o que motiva uma conexão mais profunda com o conteúdo.
3. (__) Rogers argumenta que as pessoas aprendem umas com as outras através da observação, imitação e modelagem. Segundo ele, a aprendizagem pode ocorrer simplesmente observando o comportamento de outras pessoas e os resultados dessas ações, sem a necessidade de reforço externo ou experiências diretas.
A sequência CORRETA é: