Questões de Concurso Público InoversaSul 2026 para Analista de Planejamento

Foram encontradas 6 questões

Q4337424 Pedagogia
A coordenação pedagógica de uma rede de ensino analisa situações ocorridas em suas unidades e precisa indicar, em cada caso, o diploma normativo cujo conteúdo fundamenta a providência adotada ou o pedido formulado. Relacione a Coluna I à Coluna II.
Coluna I
1.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
2.Estatuto da Criança e do Adolescente.
3.Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 4.Base Nacional Comum Curricular. 
Coluna II
(__)Estudante do ensino fundamental discorda dos critérios utilizados para avaliá-lo e recorre à instância escolar superior, invocando o direito de contestá-los.
(__)A proposta pedagógica da educação infantil é organizada em campos de experiências, de modo a assegurar às crianças os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
(__)O regimento escolar passa a prever avaliação contínua e cumulativa do desempenho, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
(__)Candidato com deficiência inscrito em processo seletivo para curso de educação profissional técnica requer, com prévia solicitação e comprovação da necessidade, dilação do tempo de realização do exame.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q4337428 Pedagogia
Ao revisar o plano de curso dos anos finais do ensino fundamental, a equipe docente constata que os quadros bimestrais foram montados a partir de listas de conteúdos herdadas do livro didático, sem correspondência com a nomenclatura oficial do documento curricular nacional. A coordenação pedagógica solicita a reescrita dos quadros com os termos empregados pela Base Nacional Comum Curricular na organização dos componentes.
No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular organiza-se em áreas do conhecimento que se desdobram em componentes curriculares. Em componentes como Matemática, Ciências e Geografia, os conteúdos são apresentados por ___________, que reúnem os ___________ de conhecimento e as habilidades correspondentes a cada ano ou bloco de anos.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto:
Alternativas
Q4337429 Pedagogia
Ao iniciar a revisão do projeto político-pedagógico, uma equipe escolar registra em ata a dúvida sobre a possibilidade de adotar a Base Nacional Comum Curricular como currículo da instituição, dispensando a elaboração de proposta própria. A assessoria pedagógica da rede é chamada a esclarecer a relação entre os dois instrumentos. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I.A Base Nacional Comum Curricular não substitui os currículos das redes de ensino e das instituições escolares.
PORQUE
II.A Base Nacional Comum Curricular define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais e constitui referência obrigatória para a elaboração dos currículos, que a complementam com uma parte diversificada.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q4337430 Pedagogia
A Secretaria Municipal de Educação de determinado município elabora projeto para abrir turmas de ensino médio em duas escolas da rede municipal, custeadas com recursos integrantes do percentual mínimo constitucional vinculado à manutenção e ao desenvolvimento do ensino. No mesmo período, o levantamento da própria Secretaria registra lista de espera nos anos finais do ensino fundamental e turmas funcionando acima da lotação recomendada. A assessoria técnica é consultada sobre a viabilidade jurídica da proposta. Conforme a Lei Federal nº 9.394/1996, assinale a alternativa CORRETA acerca da atuação do Município na etapa pretendida. 
Alternativas
Q4337438 Pedagogia
Uma fundação pública apoia um projeto de formação continuada de professores da rede estadual e precisa estruturar o acompanhamento periódico da iniciativa. O analista de planejamento organiza as medidas coletadas segundo a dimensão que cada uma expressa. Relacione a Coluna I à Coluna II.
Coluna I
1.Execução física.
2.Execução financeira.
3.Resultado.
Coluna II
(__)Percentual de recursos empenhados e pagos em relação ao valor total contratado para o projeto.
(__)Número de oficinas de formação efetivamente realizadas em relação ao previsto no plano de trabalho.
(__)Variação no desempenho dos estudantes atendidos pelos professores formados, aferida ao término do ciclo.
(__)Quantidade de bolsas de formação implementadas frente ao total aprovado na chamada pública.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4337488 Pedagogia
Ao acompanhar projetos educacionais e científicos de uma instituição, o analista precisa definir a lógica de avaliação desses projetos. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE a avaliação de projetos institucionais.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: B
5: D
6: D