Questões de Concurso Público UFSC 2019 para Educação Geral – Anos Iniciais
Foram encontradas 2 questões
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A carga horária total anual deverá ser de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
II. A Educação Física integrada à proposta da escola é componente curricular obrigatório da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo obrigatória também nos cursos noturnos.
III. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e espanhola.
IV. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
V. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
De acordo com a Portaria do MEC no 959, de setembro de 2013, os Colégios de Aplicação são instituições federais de educação básica mantidos e administrados pelas Universidades Federais. De acordo com suas finalidades, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Desenvolver de forma isolada atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nas inovações pedagógicas e na formação docente.
( ) Atendimento educacional gratuito a todos, vedada a cobrança de contribuição ou taxa de matrícula, custeio de material didático ou qualquer outro.
( ) Espaço de práticas de docência e estágio curricular dos cursos de licenciatura da Universidade.
( ) Espaço para a prática da formação de professores, exclusivamente dos cursos de Pedagogia, articulada com a participação institucional no Programa de Incentivo à Docência – PIBID e nos demais programas de apoio à formação de docentes.
( ) Oferta de 90% das vagas deve ser preenchida por sorteio, de forma aberta à comunidade e 10% preenchida por filhos de docentes e técnicos da Universidade, conforme edital e normatização estabelecidos em cada instituição.