Questões de Concurso Público UFPR 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 25 questões

Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Fisioterapeuta |
Q1281479 Fisioterapia
Paciente sexo feminino, 48 anos, foi submetida a uma ressecção cirúrgica da mama direita por tumor maligno. No procedimento, foi necessário retirar a maioria dos gânglios da região axilar, no intuito de evitar a disseminação do tumor. Já no primeiro pós-operatório, a paciente evoluiu para edema de membro superior, sendo que, na fase inicial, era possível perceber a pele brilhosa e aumento de volume do membro, com presença de cacifo grau +++/VI. No decorrer da evolução, 25º pós-operatório, sem a intervenção de fisioterapia, a paciente evoluiu com manutenção do aumento de volume no membro e com diminuição do sinal de cacifo (agora com intensidade +/IV). Diante desse quadro, é correto concluir que se trata de um quadro pós-operatório:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Fisioterapeuta |
Q1281480 Fisioterapia
Paciente 73 anos, com sobrepeso, sedentário, vítima de atropelamento, com fratura de fêmur bilateral e traumatismo cranioencefálico, é atendido em hospital pronto-socorro. Submetido à redução cruenta das fraturas, em cirurgia de longa duração (mais de 6 horas), permanece em observação em unidade intermediária. No 1º pós-operatório (PO), ainda sob efeito de sedação anestésica, o paciente se mantém em ventilação espontânea, com auxílio de O2 por cateter nasal e já esboça alguns movimentos voluntários. O fisioterapeuta que o atendeu no pronto-socorro dá continuidade ao atendimento na enfermaria, onde o paciente permanece internado. No 2º PO, o paciente se manteve lúcido e cooperativo aos movimentos ativo-assistidos de membros inferiores. Já no 3º PO, o paciente segue colaborativo, no entanto reclama de dores quando o fisioterapeuta apoia a mão em suas panturrilhas, para auxiliar na movimentação das pernas, além de demonstrar sinais de cansaço fácil (dispneia), sem causa aparente. Diante do quadro apresentado, a conduta adequada ao fisioterapeuta, no intuito de se certificar do possível diagnóstico e prevenir agravos, é submeter o paciente a: 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Fisioterapeuta |
Q1281481 Fisioterapia
A vascularização sanguínea é fundamental para a manutenção da vida nos tecidos do corpo humano, sendo que a regulação do sangue nos leitos vasculares acontece de maneira distinta e em função de diferentes situações a que o organismo está sujeito (temperatura, esforço, variações de ph e estresse, entre outros). Sobre o assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Hiperemia reativa. 2. Hiperemia ativa. 3. Tempo de claudicação. 4. Fenômeno de Raynaud. 5. Câimbra.
( ) Caracteriza-se por monofase, bifase ou trifase. ( ) É comum decorrer da metabolização anaeróbica. ( ) Resposta vascular após interrupção do fluxo sanguíneo. ( ) Desvio sanguíneo para os tecidos mais utilizados. ( ) Manifestação por isquemia funcional provocada.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Fisioterapeuta |
Q1281482 Fisioterapia
O exame funcional da coluna lombar é mais complexo do que aparenta, tendo sido objeto de análise na maioria dos textos de semiologia. É sabido que as amplitudes dos movimentos da coluna lombar apresentam variações com a idade e sofrem a influência da flexibilidade das articulações e do grau de alongamento dos músculos isquiotibiais. Um dos exames complementares para essa região é a flexão do tronco sobre os pés, que auxilia na identificação dos pacientes que apresentam limitação verdadeira dos movimentos da coluna lombar. Com o paciente sendo avaliado na posição ortostática, delimita-se o processo espinhoso de L5, e com a fita métrica se demarca a distância de 10 cm acima. Em seguida o avaliado flexiona o tronco uma primeira vez, e uma segunda vez, quando é reavaliado. O teste é considerado positivo se não ocorrer aumento de pelo menos 6 cm na flexão máxima, do primeiro para o segundo momento do teste. Essa descrição se refere ao teste funcional de:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Fisioterapeuta |
Q1281483 Fisioterapia
A prescrição de atividade física em diferentes populações (criança, idoso, gestante) deve observar critérios específicos, além do teste de esforço satisfatório. Com base nas recomendações do American Colege of Sports Medicine (ACSM), identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) Crianças e adolescentes, na faixa de 6 a 17 anos são mais fisicamente ativos que adultos e devem se engajar em atividades de intensidade moderada à vigorosa, exercícios de resistência e atividade de sobrecarga óssea em ao menos 3 dias da semana, 60 minutos por dia. ( ) O envelhecimento fisiológico não ocorre de modo uniforme entre as pessoas, sendo que existem diferentes fatores que podem interferir na respostas ao exercício e na sua prescrição. ( ) A atividade física durante a gravidez pode trazer resultados benéficos à saúde da mulher, sendo que a gestante deve ser submetida a atividades de alta intensidade, considerando sua condição geral, desde que já pratique alguma atividade anterior à gravidez. ( ) O teste de esforço máximo deve ser aplicado a todas as gestantes que pretendam participar de atividades físicas regulares. ( ) Um dos parâmetros para a prescrição da atividade física é a fórmula de Karvonen (frequência cardíaca máxima = 220 – idade), a partir do que, se define a intensidade de treinamento, por estratificação dos fatores de risco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: B
5: D