Questões de Concurso Público ARIS-MT 2025 para Analista de Fiscalização e Regulação- Área: Engenharia Sanitarista/Ambiental
Foram encontradas 4 questões
( ) Separador absoluto - conjunto de condutos, instalações e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar exclusivamente esgoto sanitário.
( ) Unitário - conjunto de condutos, instalações e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar conjuntamente esgoto sanitário e águas pluviais.
( ) Unitário tempo seco - conjunto de condutos, instalações e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar esgoto sanitário e águas pluviais com capacidade mínima que comporte a vazão do coletor durante períodos de estiagem.
( ) Unitário tempo seco - conjunto de condutos, instalações e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar conjuntamente esgoto sanitário durante o período de chuva.
Marque a sequência correta.
I. O Diagnóstico é a primeira etapa e deve apresentar indicadores atuais, no que diz respeito a fatores socioeconômicos, de consumo, sanitários, epidemiológicos, ambientais, entre outros, apontando as causas das deficiências e os aspectos positivos que foram detectados.
II. O Prognóstico é a primeira etapa e deve apresentar indicadores atuais, no que diz respeito a fatores socioeconômicos, de consumo, sanitários, epidemiológicos, ambientais, entre outros, apontando as causas das deficiências e os aspectos positivos que foram detectados.
III. As Metas são apresentadas logo em seguida ao Diagnóstico e devem conter cenários futuros pessimistas, intermediários e otimistas, em relação a determinadas tomadas de decisão, sempre tendo como base o diagnóstico atual.
IV. O Investimento Financeiro para curto, médio e longo prazo é apresentado após o estabelecimento de Metas, e obriga o município a cumprir todas as metas estabelecidas na etapa anterior, para só então poder ser elaborado um novo Plano Municipal.
Está correto o que se afirma em
I. Para uma mesma vazão, ao se escolher um diâmetro menor, haverá uma diminuição no seu custo de implantação, isso resulta também na redução do custo de operação.
II. Para uma dada vazão, a opção por diâmetros maiores, provoca diminuição no custo de operação, por conta da redução das perdas de carga, em contrapartida, esta opção resulta no aumento do custo de implantação da tubulação.
III. Para uma mesma vazão, há diminuição da perda de carga quando se aumenta o diâmetro da tubulação de recalque, reduzindo o custo operacional com energia elétrica.
IV. Para uma vazão determinada, a obtenção do diâmetro ótimo de uma tubulação pode ser encontrada pelo menor custo do sistema, o qual é composto pela soma do custo de implantação e o de operação.
V. O custo de implantação compreende a soma do custo dos tubos, das peças de conexão, do conjunto motor-bomba, da energia elétrica para o funcionamento do conjunto moto-bomba, da mão de obra das despesas com escavação, recuperação do pavimento e montagem.
Estão corretas as afirmativas