Questões de Concurso Público Prefeitura de Cáceres - MT 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 6 questões

Q2480130 Fonoaudiologia
Analise o seguinte caso: Homem de 45 anos com queixa de perda auditiva há 2 anos. Nega otalgia, otorreia e otorragia. Sente desconforto com sons intensos. Na audiometria apresentou respostas inconsistentes e IRF incompatível com os limiares tonais. Considerando que a avaliação auditiva deve ser realizada obtendo dados complementares entre a bateria de exames existentes, assinale a alternativa que apresenta o melhor procedimento para auxiliar no diagnóstico audiológico. 
Alternativas
Q2480131 Fonoaudiologia
Sobre a perda auditiva neurossensorial unilateral e o mascaramento na audiometria tonal limiar, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2480132 Fonoaudiologia
As habilidades auditivas são essenciais para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Nos últimos anos, a avaliação dessas habilidades, por meio dos testes de processamento auditivo, tem contribuído para a intervenção fonoaudiológica nas diferentes fases do ciclo de vida.
Considerando a influência do processamento auditivo na aprendizagem escolar, analise as afirmativas.

I. O baixo desempenho escolar de crianças com transtorno de processamento auditivo pode estar relacionado às dificuldades de interpretação do que elas ouvem, principalmente em ambientes com sons competitivos e ruidosos.


II. Crianças com transtorno de processamento auditivo têm dificuldade para identificação da ideia principal de um enunciado e baixa capacidade de interpretação de palavras, frases, anedotas, metáforas, trocadilhos e analogias.


III. A avaliação do processamento auditivo surgiu como um meio de esclarecer manifestações auditivas que os testes convencionais não conseguiam explicar, pois, na maioria das vezes, apesar de os resultados dos testes convencionais serem compatíveis com a normalidade, persistem queixas relativas ao uso funcional e eficiente da audição.



Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2480133 Fonoaudiologia
Menino de 8 anos com dificuldades escolares. Mãe relata histórico de infecção de vias aéreas superiores (IVAS) recorrentes. Fez tratamento com Otorrinolaringologista com uso de antibióticos e corticoides, porém a criança compreende o que lhe é dito, mas necessita de repetição da informação. Durante anamnese, foi verificado que a criança ouve TV em volume elevado e na avaliação otorrinolarinológica realizado no posto de saúde, foi constatado otite média serosa em ambas as orelhas.
Em relação à adoção de condutas pelo fonoaudiólogo durante a avaliação audiológica, analise as afirmativas.


I. A audiometria tonal deve ser realizada com fone e não será necessária avaliação da via óssea.

II. A logoaudiometria deve ser realizada com ordens simples para busca do SRT e repetição de monossílabos para busca do IRF mesmo se a criança apresentar trocas fonoarticulatórias.

III. O mascaramento será necessário pelo menos para busca do limiar de via óssea.

IV. A imitanciometria deverá acusar uma curva tipo B ou C.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2480138 Fonoaudiologia
Sobre a Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU), assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: A
5: A