Questões de Concurso Público Prefeitura de Cáceres - MT 2024 para Farmacêutico Bioquímico

Foram encontradas 6 questões

Q2480037 Biomedicina - Análises Clínicas
Em toda investigação de funções fisiológicas e disfunções do sangue, é fundamental que os testes laboratoriais forneçam informações verdadeiras e confiáveis, evitando que erros técnicos sejam responsáveis por informações enganadoras. Sobre as causas de resultados discrepantes encontrados no hemograma, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2480041 Biomedicina - Análises Clínicas
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Sobre o diagnóstico laboratorial da tuberculose, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2480042 Biomedicina - Análises Clínicas
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo fígado, que representam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Sobre os testes sorológicos para hepatites, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A presença de Anti-HAV IgM no soro é compatível com infecção recente, confirmando o diagnóstico de hepatite aguda A.


( ) O Anti-HBC IgM é um marcador que indica contato prévio com o vírus da hepatite B, permanecendo detectável por toda vida nos indivíduos que tiveram a infecção.


( ) A presença de HBeAg no soro do paciente indica replicação viral do antígeno da hepatite E, podendo permanecer detectável por até 10 semanas.


( ) O Anti-HBs indica imunidade contra o vírus da hepatite B. É detectado após o desaparecimento do HBsAg, indicando bom prognóstico e aparece isoladamente em indivíduos vacinados.


Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2480043 Biomedicina - Análises Clínicas
A Covid-19 é uma doença infecciosa, de aspecto clínico variado, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Sobre a Covid-19, analise as afirmativas.


I. A resposta imune à infecção por SARS-Cov-2 permite a detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em sangue total, soro ou plasma, através de testes sorológicos, sendo considerado o padrão ouro de diagnóstico da doença.


II. A variante denominada Ômicron apresenta um grande número de mutações. Outras variantes de preocupação ainda em circulação são Alfa, Beta, Gama e Delta.


III. Os testes sorológicos são divididos em dois grupos principais: os testes rápidos e os testes sorológicos. Os testes rápidos se baseiam na imunocromatografia para IgM e IgG com resultados entre 10 e 30 minutos.


IV. O RT-PCR é o exame mais eficaz. Detecta o material genético do vírus em amostras respiratórias e, em razão da confiabilidade, é considerado o padrão ouro entre os métodos.


Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2480047 Biomedicina - Análises Clínicas
Os helmintos constituem um grupo muito numeroso de parasitas, incluindo espécies de vida livre. As ocorrências no homem são muito comuns e cerca de 20% da população humana mundial está parasitada. Essas infecções resultam em danos para o hospedeiro, os quais se manifestam de formas variadas. A coluna da esquerda apresenta tipos de helmintos e a da direita, o mecanismo de transmissão de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1. Ascaris lumbricoides
2. Ancylostoma duodenale
3. Strongyloides stercoralis
4. Enterobius vermiculares


( ) Na autoinfecção direta, a criança ou o adulto levam os ovos da região perianal à boca, mecanismo responsável pela cronicidade da verminose.


( ) Ingestão de ovos infectantes com larvas, veiculados através de moscas e barata.


( ) Penetração de larvas infectantes tanto por via oral (mucosa da boca ou epitélio da faringe), como por via transcutânea.


( ) A primoinfecção ocorre através da penetração de larvas filarioides infectantes nas áreas de pele mais finas dos pés.


Marque a sequência correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: A