Questões de Concurso Público UFLA 2018 para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnólogo

Foram encontradas 3 questões

Q947632 Pedagogia

“As crianças têm necessidade de pão, do pão do corpo e do pão do espírito, mas necessitam ainda mais do seu olhar, da sua voz, do seu pensamento e da sua promessa. Precisam sentir que encontraram, em você e na sua escola, a ressonância de falar com alguém que as escute, de escrever a alguém que as leia ou as compreenda, de produzir alguma coisa de útil e de belo que é a expressão de tudo o que trazem nelas de generoso e de superior”. FREINET, Celestin. Pedagogia do bom senso. Tradução J. Baptista. 7. ed. — São Paulo : Martins Fontes, 2004, p.81.

Com base no excerto acima e no Parecer CNE/CEB nº 20/2009 analise as alternativas a seguir e assinale a CORRETA:

Alternativas
Q947635 Pedagogia

Apresentam-se proposições em relação às concepções e práticas do cuidar e do educar na Educação Infantil explicitadas no Parecer CNE/CEB nº 20/2009 e em RICHTER e VAZ (2010):

I – A forma como a instituição organiza as ações do cuidar e do educar devem fazer parte da proposta curricular da escola.

II – As práticas cotidianas relacionadas à alimentação e ao banho são práticas que respeitam o direito da criança e sua dignidade como pessoa humana, mas não necessariamente devem possibilitar experiências corporais.

III – Os professores da educação infantil são responsáveis por planejar e organizar as práticas pedagógicas que envolvem o cuidar e o educar.

IV – A organização das atividades educativas devem favorecer a formação de competências para que as crianças aprendem a cuidar de si mesmas com autonomia, afinal elas precisam ter um domínio técnico de si e da vida.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q947649 Pedagogia

O trabalho em conjunto com a família é um desafio para as Instituições de Educação Infantil. Guimarães (2012, p.90) considera que “A busca do espaço dialógico, da explicitação dos pontos de vista diferentes, sem apagamento das singularidades, é uma perspectiva presente, sempre”. No que diz respeito ao trabalho desenvolvido especificamente com a creche a autora aponta alguns motivos para o “descompasso e desencontro” entre a relação família e escola com base nas raízes históricas destas instituições. Sobre tais motivos apresentam-se as proposições:

I – A creche se constituiu como espaço de guarda das crianças, depósito e foi considerada como mal necessário, tendo em vista o trabalho feminino.

II – A autonomia da família para cuidar da criança e poder optar se vai matriculá-la na instituição de Educação Infantil.

III – O caráter formal de aprendizagem, característica dessa etapa de ensino, gera insatisfação por parte da família.

IV – O fato da creche ter sido incluída como 1ª etapa da Educação Básica a partir da LDB 9.394/96.

V – O cotidiano passa a ser regido pelo objetivo do lucro, e ficam aligeirados os espaços de encontro, troca e experiência do coletivo. A creche funciona como mecanismo de compensação social dos efeitos perversos do capitalismo.

Assinale a alternativa CORRETA em conformidade ao que a autora considera como entraves:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A