Questões de Concurso Público SETRABES 2018 para Sociólogo
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Sociologia
“Montesquieu, Saint-Simon, Comte e muitos outros
foram os verdadeiros ‘pioneiros’ da sociologia.
Contudo, no início do século XX, quatro
pensadores europeus foram de especial importância
para a disciplina; juntos, são chamados de ‘os
sociólogos clássicos’” (Charon e Vigilabt. Saraiva,
2017, p. 16). São eles:
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Sociologia
Quando a ação se torna mais organizada e menos
espontânea, acidental e diferente, e se passa a saber
o que os outros farão e o que esperam que façamos
em relação a eles, em que não precisamos começar
de novo, não tendo de estudar a maneira de atuar
uns com os outros sempre que nos reunimos,
quando necessariamente mudamos como indivíduos
e mudamos na presença um do outro, quando
ingressamos em uma relação governada por um
conjunto de regras, das quais a maioria não foi nem
escrita nem explicitamente formulada, quando
todos nós sabemos o que esperar uns dos outros e
de nós mesmos, é quando estamos envolvidos
naquilo que sociólogos chamam de:
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Sociologia
Para diversas pessoas, é difícil saber lidar umas
com as outras de um modo organizado, sem que
algumas diretrizes sejam estabelecidas por escrito.
Essas diretrizes são características da sociedade
moderna, na qual tudo é registrado, escrito e
baseado em regras. Tais características configuram
uma:
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Sociologia
Segundo Charon e Vigilant (Saraiva, 2012, p. 74),
aprendemos o que é um amigo, e somos
influenciados por esse aprendizado quando
decidimos interagir com alguém nessa posição.
Também podemos aprender sobre a posição da
esposa ou marido, filho, professor, encanador,
presidente, secretária, homem, mulher, padre,
escriturário, ouvinte, meio de campo, criminoso
condenado, chefe ou produtor de cinema. Sempre
que designamos uma pessoa por um termo que
implica relacionamento com outras, esse termo
indica uma posição de:
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Sociologia
Alex Tocqueville, no livro A democracia na
América, diz que a liberdade deve assentar-se sobre
a realidade democrática da igualdade de condições,
salvaguardada por instituições cujo modelo lhe
parecia existir na América. Em relação a isso, o
filósofo enumera três causas que tornaram a
democracia americana liberal. São elas: