Questões de Concurso Público TJ-PR 2013 para Assistente Social

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620166 Serviço Social
“O estudo social, tão presente no cotidiano da intervenção ao longo do processo histórico do Serviço Social, em especial no campo sociojurídico, parece ter sido redescoberto, nos últimos tempos, como um objeto de investigação sistemática, questionamentos, polêmicas e debates” (Fávero, 2008, p. 10). A autora define o estudo social como:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620167 Serviço Social
Mioto (2001) apresenta uma proposta de percurso operativo para compreender a lógica do processo da perícia social. Sobre o assunto, numere a coluna da direita com base nas conceituações da autora na coluna da esquerda.

1. Processo através do qual um especialista, no caso assistente social, realiza o exame de situações sociais com a finalidade de emitir um parecer.
2. Instrumento utilizado para conhecer e analisar a situação social vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos, sobre a qual o assistente social foi chamado a opinar.
3. Opinião fundamentada que o assistente social emite sobre a situação social estudada, a qual deve conter os aspectos mais pertinentes da análise realizada.
4. Documento resultante do processo da perícia social, em que o perito ou equipe de peritos registra os aspectos mais pertinentes do estudo e o parecer emitido.

( ) Parecer social.
( ) Laudo social.
( ) Perícia social.
( ) Estudo social.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620168 Serviço Social
Mioto (2001) apresenta características e elementos que devem ser considerados na realização da perícia social, os quais dão sustentação a ela e orientam a ação do perito. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A competência técnica se refere à base de conhecimentos de que o assistente social deve dispor para desenvolver a perícia social, consistente em teorias, diretrizes, leis e normatizações relativas às políticas e programas sociais.
2. A competência teórico-metodológica para realização de perícia social se refere à habilidade do profissional na utilização dos seus instrumentos de trabalho, tais como entrevista, observação, visita domiciliar e documentação.
3. Todo processo de perícia social é também um processo de intervenção, isto é, à medida que o assistente social entra em contato com uma situação social ou com os sujeitos nela envolvidos, ele intervém e, além disso, produz modificações.
4. A perícia social tem implicações na vida dos sujeitos envolvidos na situação, sendo que o assistente social, com seu parecer, poderá estar selando o destino de muitas vidas, ao subsidiar a tomada de decisões de outros profissionais.

Respondem a elementos ou características da perícia social:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620169 Serviço Social
Dal Pizzol (2006) argumenta sobre a diferença entre estudo social e perícia, afirmando que “parece que a questão não é simplesmente de nomenclatura. Ao realizar um estudo social, o assistente social não utiliza as normas legais que norteiam a perícia judicial. Tanto é assim que não há previsão legal de assistente técnico; não se redige o estudo social em forma de resposta aos quesitos; tampouco há previsão de penalização ao assistente social que agir com dolo ou culpa em prejuízo de uma das partes, entre outros aspectos legais” (Dal Pizzol, 2006, p. 47). Segundo o autor, no âmbito do Judiciário, o trabalho do assistente social deve ser realizado por meio de perícia social quando tratar-se:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620170 Serviço Social
No texto “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões”, Fávero (2009) faz menção a instrumentos técnico-operativos utilizados pelo assistente social na realização do estudo e/ou perícia social, bem como a aspectos ético-políticos de seu manuseio. No que se refere ao domínio técnico-operativo profissional, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) É prerrogativa do assistente social definir os meios necessários para alcançar a finalidade de sua ação, se necessita realizar entrevistas, se deve fazer visitas domiciliares, se precisa estabelecer contatos com a rede familiar e social, se deve consultar documentos etc.
( ) Ao realizar uma entrevista, o assistente social, independentemente de sua postura e de seu desejo, está numa posição de poder perante o sujeito, representando a instituição que tomará uma decisão a respeito de sua vida.
( ) A visita domiciliar se constitui num procedimento para a complementação do estudo social e para fiscalizar a vida cotidiana dos sujeitos envolvidos na ação processual.
( ) Mesmo que solicitado para uma perícia, o assistente social pode e deve ir além da descrição e interpretação da situação, inclusive fazendo encaminhamentos e articulação com a rede familiar e social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: D